O Legado Turístico Representado pela Música nas Cidades de Liverpool e Rio de Janeiro

Artigo principal Conteúdo

Gabriel de Almeida Martins
Juliana Souza Gomes

Resumo

A música é a representação, modo de expressão e até mesmo um patrimônio. Através desses elementos, grupos sociais podem identificar-se e sentir-se representados com o que é entoado. Além disso, surge a importância dos elementos turísticos, como: a hospitalidade, infraestrutura e o marketing das cidades. Esta pesquisa abordou significados e elementos presentes não somente pela letra da música, mas sim, representações compostas pela banda The Beatles e o ritmo da Bossa Nova. A presente pesquisa buscou identificar o que tornou a cidade de Liverpool turística com a imagem da banda The Beatles e como o marketing de cidades é importante na construção desse atrativo. De tal modo, foi importante pesquisar porquê a Bossa Nova não teve a mesma ascensão turística na cidade do Rio de Janeiro, assim dividindo o cenário com outros ritmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do Artigo

Como Citar
, G. DE A. M.; JULIANA SOUZA GOMES. O Legado Turístico Representado pela Música nas Cidades de Liverpool e Rio de Janeiro. Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais, v. 6, n. 3, p. 192-211, 31 out. 2020.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gabriel de Almeida Martins , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestrando em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – PPGDTPP. Pós-Graduado em Gerenciamento de Projeto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mediador a distância pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, das disciplinas de Gerenciamento de projetos e Transportes Turísticos II. As áreas atuantes são em educação patrimonial, gestão de projetos, patrimônio paleontológico, museologia e turismo.

Juliana Souza Gomes, Universidade Estácio de Sá

Graduada em turismo pela Universidade Estácio de Sá – Rio de Janeiro. As áreas atuantes são hotelaria, turismo e hospitalidade.