O papel do governo provincial na dinâmica política da República: a atuação de Cícero como procônsul da Cilícia (51 - 50 a.C.)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Davi Santos Barros
https://orcid.org/0000-0002-7506-5461

Resumo

O presente artigo é fruto de nosso primeiro ano de pesquisa, em que buscamos analisar a atuação política de Marco Túlio Cícero na fase final da República romana, num contexto marcado por um acirrado conflito entre populares e optimates, facções republicanas que se opunham à época. Em termos específicos, nosso propósito foi discutir como Cícero, durante o período que exerceu o governo da província da Cilícia, utilizou seu mandato como plataforma para fortalecer sua posição política na cidade de Roma, o que evidencia uma relação direta entre os governos provinciais e as disputas políticas na capital do Império. Para tanto, tomamos, como fonte textual, o epistolário de Cícero, em especial as cartas que escreveu aos seus familiares, nas quais descreve, dentre outras ações, sua atuação como procônsul da Cilícia, na Ásia Menor, além de registrar as transformações da fase final da República romana que já anunciavam o Império. Quanto ao aporte teórico-metodológico, focamos na vida de Cícero, a República e sua crise, o gênero epistolar e as províncias mediante a aplicação de três conceitos básicos: o de império, segundo Cartier (1989); o de política, de acordo com Moses Finley (1985); e o de governador, por Norma Mendes (1988).

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SANTOS BARROS, D. O papel do governo provincial na dinâmica política da República: a atuação de Cícero como procônsul da Cilícia (51 - 50 a.C.). Alétheia - Estudos sobre Antiguidade e Medievo , v. 1, n. 2, p. 16, 19 jul. 2022.
Seção
Artigos