EFEITO PROTETOR DA 5-CLORO-ISATINA-3-OXIMA CONTRA A PEROXIDAÇÃO LIPÍDICA INDUZIDA PELA INTOXICAÇÃO ORAL AGUDA AO MALATION

Autores

  • Oscar Borba
  • Jacqueline Gomes
  • Anne Savall
  • Edina Abreu
  • Ethel Antunes Wilhelm
  • Jhuly Mello
  • Simone Pinton

Palavras-chave:

Malation, Oxima, Organofosforados

Resumo

Dentre os diversos tipos de agrotóxicos existentes, os pertencentes a classe dos organofosforados (OFs) estão entre os mais utilizados, sendo o Malation um dos mais conhecidos. Esses pesticidas atuam inibindo a enzima acetilcolinesterase, responsável pela hidrólise da acetilcolina, provocando o acúmulo desse neurotransmissor e consequente superestimulação das terminações nervosas, podendo causar diversos prejuízos cognitivos. Neste contexto, sabe-se que o estresse oxidativo está relacionado com a neurotoxicidade induzida pela exposição a OFs e o tratamento das intoxicações por essas substâncias baseia-se principalmente no uso da atropina e das Oximas. Contudo, a utilização de Oximas no tratamento clínico contra o envenenamento por OFs não possui sua eficácia bem estabelecida, demonstrando a importância da presente pesquisa. Avaliar o possível efeito protetor da (3Z)-5-chloro-3-(hidroxiimino)indolin-2-one (CI-HIN) contra a peroxidação lipídica no fígado e rim de ratos induzida pela intoxicação oral aguda ao Malation em diferentes tempos. Ratos Wistar machos de cerca de 60 dias de vida foram divididos em 4 grupos (Controle, Malation, CI-HIN e Malation + CI-HIN). Após um jejum de 12 horas, foi administrado Malation, na dose de 400 mg/kg e/ou, 30 min depois, a Cl-HIN na dose de 50 mg/kg, ambos via oral (gavage). Os controles receberam salina 0,9% 8mL/kg e/ou óleo 3ml/kg. Duas horas ou doze horas após a administração das drogas realizou-se a eutanásia dos animais, quando amostras do fígado e dos rins foram coletadas para realização do ensaio de TBARS (peroxidação lipídica). Os resultados obtidos neste protocolo experimental indicam que a exposição aguda ao Malation induziu peroxidação lipídica no fígado dos ratos com apenas duas horas após a exposição, uma vez que os níveis de TBARS foram significativamente aumentados no grupo Malation em relação ao grupo Controle (P=0.0472). Importantemente, destacamos que o tratamento com a Cl-HIN foi efetivo em proteger o tecido hepático da peroxidação lipídica induzida pelo Malation, os níveis de TBARS do grupo Malation + CI-HIN são menores que os do grupo Malation (P=0.0064). Essa peroxidação lipídica induzida pelo Malation no fígado se mostrou transitória, uma vez que nenhuma diferença significativa foi observada 12 horas após a exposição as drogas. Nenhuma diferença significativa foi observada no tecido renal em ambos os tempos avaliados. Os resultados indicam que o tratamento realizado com a (3Z)-5-chloro-3-(hidroxiimino) indolin-2-one é promissor, visto que foi efetivo em proteger o tecido hepático da peroxidação lipídica induzida pelo Malation no fígado. Estes resultados podem ser considerados como potenciais efeitos desta molécula na terapia contra a intoxicação pelo malation.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2020-03-30

Como Citar

EFEITO PROTETOR DA 5-CLORO-ISATINA-3-OXIMA CONTRA A PEROXIDAÇÃO LIPÍDICA INDUZIDA PELA INTOXICAÇÃO ORAL AGUDA AO MALATION. Anais do Salão Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 11, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/101333. Acesso em: 3 maio. 2026.