DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE LIVRE, RECONHECEDOR DE VOZ, PARA DISPOSITIVOS ANDROID, FACILITADOR NO PROCESSO DE ENFERMAGEM.

  • Ariane de Bastos
  • Sandra Dutra Piovesan
Rótulo Informática, Enfermagem, Reconhecimento, voz, Aplicação, Android

Resumo

O registro de enfermagem ocorre durante o Processo de Enfermagem, produzindo elevado volume de informação compartilhada entre os profissionais de saúde. Esses dados, organizados e documentados de forma que o enfermeiro desenvolva a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), oportunizam subsídios para o planejamento, coordenação e avaliação de ações de Enfermagem. Percebendo o celular como produto de consumo mais utilizado no mundo e o Android como Sistema Operacional, este trabalho pretende analisar como o desenvolvimento de um software livre, para Android pode promover a implantação da SAE eficientemente, exclusiva a cada cliente, melhorando o gerenciamento de informações, a padronização dos registros, utilizando o reconhecimento de voz. O presente estudo encontra-se em desenvolvimento e organizado em etapas: 1) fase de classificação da pesquisa: de cunho qualitativo, utiliza o estudo de caso como método principal, se classifica como pesquisa bibliográfica e de desenvolvimento tecnológico, justificado devido à utilização das técnicas de modelagem da Computação. 2) fase de pesquisa bibliográfica e ferramentas: foi realizando um estudo da literatura, referente à informática em enfermagem identificando trabalhos correlatos. Concomitantemente, se realizou a pesquisa de ferramentas (teoria de enfermagem, linguagem de programação, teoria de desenvolvimento do software, framework, ferramenta para gerenciamento do projeto e Sistema Gerenciador de Banco de Dados_ SGBD). 3) fase de desenvolvimento do software: para a implantação da SAE optou-se pela Teoria das Necessidades Humanas Básicas e pela Classificação Diagnóstica da North American Nursing Diagnosis Association. A linguagem de programação é o JAVA JDK, o framework é o Android Studio, o SGBD é o MySQL. O desenvolvimento do software será baseado na Engenharia de Software, optando-se pela Teoria do Ciclo de Vida de Desenvolvimento de Sistemas, através do método Rational Unified Process, utilizando modelagem UML. 4) fase de testes do sistema: encontra se em pesquisa. 5) fase de validação: pretende-se formar um grupo de enfermeiros para a validação do sistema mediante instrumento de coleta de dados, obtendo-se informações acerca da percepção dos enfermeiros quanto à usabilidade do sistema. 6) fase de apresentação dos resultados: serão apresentados na forma de TCC e artigos científicos. Com o trabalho é possível evidenciar a preferência por softwares livres e o crescente esforço para introduzir a computação na área da enfermagem, buscando ferramentas facilitadoras na implantação da SAE, minorando o tempo de elaboração dos registros, conferindo segurança para o paciente e reduzindo custos. A próxima etapa iniciou-se com o levantamento de requisitos, seguido da verificação/validação, análise de viabilidade, definição dos Stakeholders, módulos do sistema, design, diagramas UML, implementação, testes, ajustes finais e entrega do software junto com a finalização do TCC.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-02-14
Como Citar
DE BASTOS, A.; DUTRA PIOVESAN, S. DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE LIVRE, RECONHECEDOR DE VOZ, PARA DISPOSITIVOS ANDROID, FACILITADOR NO PROCESSO DE ENFERMAGEM. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 4, 14 fev. 2020.