EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TEMÁTICA POLUIÇÃO ATRAVÉS DOS OLHARES DE UMA TURMA DE EDUCANDOS DO 5º ANO.

  • Cristiane Geissler
  • Márcia Von Fruhauf Firme
  • Yuri Freitas Mastroiano
Rótulo Poluição, ambiental, questionário, desenho

Resumo

Nos últimos anos, o debate sobre as questões ambientais se torna cada vez mais presentes em nosso cotidiano, oportunizando-nos uma nova visão do mundo em que vivemos. Sensibilização esta, que vem sendo proposta e estimulada cada vez mais cedo, nos ambientes escolares, via atos voltados à educação ambiental. Partindo desse pressuposto, o trabalho teve por objetivo, identificar as compreensões de estudantes do quinto ano sobre educação ambiental, do entendimento deles de o que seja a poluição ambiental assim como onde ela percebida. Nesse, foi aplicado um questionário com 12 alunos de uma turma do quinto ano de uma escola municipal da rede de ensino da cidade de Bagé-RS. Realizou-se inicialmente uma rode de conversa com os educandos, e após responderam duas questões do questionário onde os mesmos descreveriam e apontariam onde enxergam a poluição no seu desenho. Em um segundo momento, houve a apresentação de dois vídeos curtos sobre a temática de poluição ambiental e os tipos que a caracterizam. Esta prática demonstra que as crianças hoje em dia apresentam ideias relevantes diante de temáticas que envolvam o seu cotidiano, evidenciando a importância de abordar assuntos que permeiam a formação do conhecimento cientifico. Logo o uso de questionários permite que os estudantes se expressem de maneira mais clara e concisa, permeando assim a valorização de tudo que acontece ao seu redor. E, com isso, estimule-os ainda mais, desenvolvendo o seu senso crítico e de opinião como mostrado em vários dos desenhos da atividade. Os resultados da análise dos desenhos mostrou que, há diversidades de respostas dos educandos, sendo que a poluição advém e se encontra: no lixo jogado no chão ou nas residências ou ainda nas árvores; ou na água dos rios, lagos, mares ou na areia da praia; poluição sonora advindos dos carros e nos carros e nas chaminés. Havendo destaque em relação aos desenhos apresentados, ressaltando-se entre eles em que, a maioria mostra a água do mar estando poluída, sendo este um cenário curioso. Pois na cidade de Bagé-RS não temos mar e sim, sangas, arroios e lagos ambos poluídos devido a atividades provenientes do homem, vindo a ser uma temática de futuras pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-02-14
Como Citar
GEISSLER, C.; VON FRUHAUF FIRME, M.; FREITAS MASTROIANO, Y. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TEMÁTICA POLUIÇÃO ATRAVÉS DOS OLHARES DE UMA TURMA DE EDUCANDOS DO 5º ANO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 4, 14 fev. 2020.