DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: UMA METODOLOGIA DE ENSINO PARA O ENSINO MÉDIO

  • Uilson Gonçalves
  • Franciele Braz de Oliveira Coelho
Rótulo Ensino, inclusivo, Quebra, barreiras, Desenho, Universal, para, Aprendizagem, Médio, Currículo, flexível

Resumo

O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) teve origem com o Design Universal da Arquitetura, sendo definido pelo planejamento de espaços e produtos acessíveis a todos, sem necessidade de adaptação ou projeto especializado para pessoas com deficiência. Tal ideia de espaços, recursos e ambientes acessíveis foi ampliada para a ação pedagógica. A presente pesquisa teve como objetivo analisar como os princípios do DUA, integrados às atividades pedagógicas, podem contribuir para o ensino inclusivo em Ciências da Natureza. Justifica-se a escolha desse tema pelo fato do DUA apresentar-se como uma alternativa metodológica que possibilita uma flexibilização das atividades de ensino. Essa flexibilidade inclusive na área de Ciências da Natureza, dando a elas acessibilidade e, assim, contemplando os processos de ensino e de aprendizagem de todos os estudantes em sala de aula. O DUA permite um ensino inclusivo uma vez que, em sua proposta, prevê a eliminação de barreiras pedagógicas que acabam por excluir os indivíduos no contexto escolar. Participaram do estudo 35 estudantes de uma Escola Pública Estadual de Ensino Médio do município de Dom Pedrito RS. A pesquisa teve abordagem qualitativa, exploratória com estudo de caso. No estudo foram utilizados como instrumentos para coleta de dados o diário de campo, observações e questionários. Para o desenvolvimento das intervenções pedagógicas o estudo embasou-se nas ideias de Pacheco (2017) sobre o DUA no Ensino de Ciências. Os dados coletados na pesquisa foram analisados com base na teoria de análise de conteúdo (BARDIN, 2011). O DUA entende a aprendizagem por proporcionar modos múltiplos de apresentação; ação-expressão e autoenvolvimento. Assim, formularam-se princípios e estratégias, que ao serem ativadas contribuíam para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da turma. A partir dos conteúdos propostos pelos professores e de modo a flexibilizar o currículo, foram utilizados alguns materiais que pudessem diversificar o método de apresentação dos conteúdos: glossários; esquemas; resumos; experimentos; entre outros. Diante do exposto, percebeu-se que a organização da atividade de ensino subsidiado pelos princípios orientadores do DUA, pode aperfeiçoar o desenvolvimento de práticas condizentes com o movimento da educação inclusiva, visando assegurar o direito de todos à Educação. A partir dos resultados encontrados nesta pesquisa, conclui-se que se tratando dos princípios didático-pedagógicos e, especialmente, para os processos de ensino e de aprendizagem o DUA além de proporcionar acesso por meio da flexibilização e participação, também contribui para o ensino inclusivo em Ciências da Natureza. Neste sentido, o Desenho Universal para a Aprendizagem pode ser um aliado em potencial do trabalho colaborativo para o favorecimento da inclusão escolar, pois converge em um objetivo comum, a construção de práticas pedagógicas acessíveis para a escolarização de todos estudantes em sala de aula.

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Publicado
2020-02-14
Como Citar
GONÇALVES, U.; BRAZ DE OLIVEIRA COELHO, F. DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: UMA METODOLOGIA DE ENSINO PARA O ENSINO MÉDIO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 4, 14 fev. 2020.