PIBID: A IMPORTANCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

  • Vitória de Oliveira
  • Natascha Cabral Junguitu
  • Viviane Kanitz Gentil
Rótulo PIBID, alfabetização, ludicidade

Resumo

O presente projeto origina de atividades desenvolvidas através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID, subprojeto do Curso de Pedagogia da Universidade da Região da Campanha- Urcamp / Bagé. O objetivo deste trabalho é apresentar e refletir sobre a importância da ludicidade no processo da alfabetização e letramento de alunos do terceiro ano de uma escola Municipal de Bagé, escola onde as bolsistas atendem cerca de vinte e três alunos, com faixa etária de 8 a 13 anos. O subprojeto tem múltiplas atividades voltadas ao lúdico, dando assim um incentivo maior às crianças a obterem uma boa aprendizagem. Segundo Ribeiro (2013) o lúdico é parte integrante do mundo infantil da vida de todo ser humano. O olhar sobre o lúdico não deve ser visto apenas como diversão, mas sim, de grande importância no processo de ensino-aprendizagem na fase da infância. As atividades são desenvolvidas em dois encontros semanais, tendo como público alunos que apresentam dificuldades de alfabetização. Os alunos são organizados em grupos para o atendimento, conforme suas dificuldades. Tendo como base o dignóstico realizado, são propostos aos alunos atividades específicas que visam contribuir coma superação das dificuçadades, sendo elas através de jogos confeccionados pelas bolsistas sob orientação da coordenação do subprojeto. Os jogos confeccionados seguem os principios da psicogênese da escrita. Ao longo do período de doze meses percebe-se que a constante melhora no ensino-aprendizagem dos alunos, bem como a possibilidade de contribuições do subprojeto nesse processo. Identica-se avanço significativo da maioria dos alunos, os quais superam gradativamente suas dificuldades tendo uma melhora visível na escrita e oralidade. A regente de classe relata que a melhora também se manifesta na rotina diária e de seu desempenho em sala de aula, realizando as atividades com mais entusiasmo, prazer e capricho. Conclui-se que o lúdico é fundamental para o incentivo a novas aprendizagem na alfabetização e para os bolsistas, é uma experiência incentivadora e desafiadora em organizar planejamentos basado em atividades lúdicas, assim como criar jogos e brincadeiras específicas para cada nível de desenvolvimento alfabetico.

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Publicado
2020-02-14
Como Citar
DE OLIVEIRA, V.; CABRAL JUNGUITU, N.; KANITZ GENTIL, V. PIBID: A IMPORTANCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 4, 14 fev. 2020.