LIXO ELETRÔNICO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE FÍSICA

  • Juliano Queiroz
  • Juliano Cesar Barbosa Queiroz
  • Bianca De Souza Calixto
  • Renato Padilha Santana
  • Gabrielly Fagundes Pavin
  • Vanderlei Folmer
  • Carla Marielly Rosa
Rótulo Robótica, lixo, eletrônico, aprendizagem, significativa

Resumo

O avanço da tecnologia trouxe muitas facilidades para a rotina cotidiana, porém o tempo de vida útil da maioria dos equipamentos tecnológicos está cada vez mais reduzido pela velocidade do aperfeiçoamento destas ferramentas. Surge então um grande problema: O que fazer com tanto lixo eletrônico? Foi pensando nesta questão e agregando o interesse dos jovens pela tecnologia que este projeto foi desenvolvido e como uma maneira de resgatar o costume da construção dos próprios brinquedos vinculando o uso da tecnologia. Como proposta inicial, após a compreensão dos conceitos relacionados aos conteúdos da disciplina de Física: eletricidade, torque, mecânica, roldanas e outros, que surgiu a ideia da construção de um robô. A esteira lagarta foi inspirada num protótipo da internet, porém, como se tratava de um projeto desenvolvido numa escola pública, com a iniciativa e apoio da Universidade Federal do Pampa, os recursos eram limitados. Desafiados a prosseguirem com a ideia, a solução foi procurar no lixo eletrônico materiais que substituíssem os materiais do modelo. A esteira lagarta foi produzida utilizando: placa de alumínio (peça de computador); engrenagens de DVD, motor de carrinho de controle remoto, restos de correia de bicicleta e materiais de ferragem com polcas, parafusos e rebite para a construção do protótipo. O presente projeto de robótica simples, no qual foi criado o robô batizado como: Esteira Lagarta, criado a partir de objetos recicláveis encontrados em lixo eletrônico e de materiais de baixo custo, demonstra que a tecnologia é: um conjunto de saberes inerentes ao desenvolvimento e concepções dos instrumentos [...] criados pelo homem através da história para satisfazer suas necessidades pessoais e coletivas (VERASZTO, SILVA, MIRANDA e SIMOB, 2008, p. 78). Aprofundando a ideia de necessidade, neste caso, o reaproveitamento de lixo eletrônico que já é um problema de ordem ambiental e, a dificuldade dos alunos em compreender os conceitos relacionados à física, enquanto conceito abstrato, este projeto proporciona amplas discussões, sendo uma iniciativa que merece atenção e incentivo. Com o desenvolvimento deste projeto, é possível afirmar que atividades que envolvam prática é sempre uma oportunidade de aprendizagem uma vez que torna possível consolidar conceitos abstratos. O resgate da construção de brinquedos aliado à reciclagem de lixo eletrônico aproxima os interesses dos estudantes com valores sociais que devem ser incentivados.

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Publicado
2020-02-14
Como Citar
QUEIROZ, J.; CESAR BARBOSA QUEIROZ, J.; DE SOUZA CALIXTO, B.; PADILHA SANTANA, R.; FAGUNDES PAVIN, G.; FOLMER, V.; MARIELLY ROSA, C. LIXO ELETRÔNICO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE FÍSICA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 4, 14 fev. 2020.