PERSPECTIVAS DO MERCADO DA VITIVINICULTURA E DESAFIOS PARA OS VINHOS BRASILEIROS

  • Gisele Molinari
  • João Plínio Juchem Neto
Rótulo vinhos, cadeias, produtivas, sinalização, qualidade

Resumo

A abertura comercial brasileira, na década de 90, facilitou a entrada dos produtos importados, de modo que os vinhos brasileiros foram perdendo espaço para os estrangeiros no mercado interno, assim desafiando a produção nacional. Por isso, o objetivo desse estudo é analisar a organização do setor vitivinícola brasileiro conforme as perspectivas do mercado da produção de vinhos. Por meio de um estudo exploratório, observou-se que está sendo promovida uma modernização da produção vitivinícola, com foco sobre a qualidade da matéria-prima e, consequentemente, dos vinhos. Dessa forma, é o segmento de vinhos finos que tem conduzido e pressionado as mudanças na vitivinicultura brasileira, mostrando-se importante o recurso das indicações geográficas para acessar os mercados.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-02-12
Como Citar
MOLINARI, G.; PLÍNIO JUCHEM NETO, J. PERSPECTIVAS DO MERCADO DA VITIVINICULTURA E DESAFIOS PARA OS VINHOS BRASILEIROS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 7, n. 4, 12 fev. 2020.