BIBLIOTECA EM CASA – FAZENDO UM INTERCÂMBIO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA

  • Silvana de Oliveira
  • Debora Portilho Sanes
  • Patricia dos Santos Moura
Rótulo Educação, Infantil, Leitura, Relação, família-escola

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relatar experiências adquiridas através da participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Pedagogia, área Letramento e Educação Infantil Campus Jaguarão, que se caracteriza através das reflexões dos pais em relação às ações desenvolvidas como prática de leitura denominada Biblioteca em Casa. A metodologia do trabalho buscou a realização da avaliação da intencionalidade propriamente dita da Biblioteca em Casa, bem como, através dos relatos, enriquecer as futuras práticas. As ações referentes às práticas foram realizadas através da sacola da leitura, contendo vários portadores de textos. Os objetos de análise foram os testemunhos dos responsáveis sobre o impacto da ação da atividade levando-nos a obter uma visão geral da receptividade e entendimentos das famílias sobre a importância da leitura para crianças da Educação Infantil no ambiente familiar. Pode-se constatar através dos relatos que houve uma aproximação afetiva entre leitor e ouvinte, que as crianças estão em processo de apropriação da escrita, já apresentando comportamento leitor. Também é possível constatar que na EMEI Casa da Criança observa-se um indicativo de qualidade, pois desde a tenra idade vem investindo e intervindo com ações pedagógicas que valorizam as práticas de leitura e escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-02-12
Como Citar
DE OLIVEIRA, S.; PORTILHO SANES, D.; DOS SANTOS MOURA, P. BIBLIOTECA EM CASA – FAZENDO UM INTERCÂMBIO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 7, n. 4, 12 fev. 2020.