HIGIENE PESSOAL: CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE MICROBIOLOGIA POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO

  • Terimar Moresco
  • Ethiane Rozo dos Santos
  • Tamires Franco de Castro
  • Nilda Berenice Barbosa
Rótulo experimentação, microbiologia, higiene, pessoal

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade verificar se a experimentação, usada como estratégia pedagógica para o ensino de microbiologia na educação básica, é capaz de colaborar para melhorar o seu ensino. Para tal foi desenvolvida uma sequencia didática, envolvendo atividades experimentais com 15 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Palmeira das Missões. Os alunos realizaram um pré-teste, em seguida participaram da oficina e ao término foram submetidos a um pós-teste que também foi realizado por um grupo de alunos que não haviam participado da oficina. Os resultados mostraram que atividades em que os alunos foram instigados a confrontar o seu conhecimento por meio da experimentação foram fundamentais para a evolução do conhecimento conceitual sobre microrganismos. Esta sequencia de atividades deixou claro que ensinar e a

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Publicado
2020-02-12
Como Citar
MORESCO, T.; ROZO DOS SANTOS, E.; FRANCO DE CASTRO, T.; BERENICE BARBOSA, N. HIGIENE PESSOAL: CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE MICROBIOLOGIA POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 7, n. 4, 12 fev. 2020.