OS GÊNEROS DO DISCURSO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO MÉDIO

  • Noemi da Silva
  • Denise Aparecida Moser
Rótulo livro, didático, -, língua, inglesa, gêneros, discurso

Resumo

A Língua Inglesa, atualmente, tem sido vista com prestígio por alunos que objetivam crescer profissionalmente. Além de desenvolver habilidades de escrita, oralidade e leitura, esses discentes também têm como foco saber se posicionar nas diversas esferas discursivas. Para tanto, verificou-se o quão importante é o trabalho com gêneros, principalmente por ser esta a orientação central dos PCNs, ao ler o documentos pode-se perceber que o trabalho com os gêneros está presente nas sugestões de conteúdos de todas as disciplinas da área das linguagens, códigos e suas tecnologias. Diante disso, a presente pesquisa objetivou analisar o livro didático do 1º ano do Ensino Médio sugerido pelo MEC para a referida disciplina. O foco da análise em questão foi o trabalho com os gêneros do discurso, com o intuito de verificar os gêneros discursivos presentes neste material, bem como, investigar se o mesmo proporciona o aprendizado da língua conforme o enfoque das quatro habilidades linguísticas (ouvir, falar, ler e escrever), descritas nos PCNEM como orientação para o trabalho do professor. O material selecionado para análise foi o livro didático do 1º ano do ensino médio "HIGH UP", publicado pela editora MACMillan em 2013. Observados os dados, foi possível perceber que o título utilizado nas escolas da Rede Estadual cumpre com as normas estabelecidas pelo PNLD, já que abrange gêneros diversos. Sendo assim, percebeu-se que o livro reúne uma grande diversidade, no total são 26 gêneros. Através destes gêneros o professor deve explorar a leitura, a escrita e a oralidade na sala de aula, trabalhar questões de compreensão e interpretação de textos, bem como, trabalhar a estrutura dos gêneros presentes no livro. Os gêneros discursivos presentes no LD exploram a linguagem verbal, não verbal e verbo-visual. Os gêneros são de diversas esferas, incluindo a cotidiana, a científica, a jornalística, a literária e a publicitária. A maioria é uma adaptação feita de textos extraídos de variadas fontes da área da comunicação. O que foi possível perceber com os dados apresentados é que a habilidade de ler é a mais estimulada com os gêneros, sendo que 14 deles trabalham a leitura e a interpretação de textos. Sobre a habilidade da escrita, constatou-se que 10 gêneros no LD trabalham a produção escrita. A habilidade da fala é trabalhada no LD em 4 gêneros apenas e a habilidade de ouvir é trabalhada através de 7 gêneros discursivos. Sendo assim, verificou-se que o livro didático explora as quatro habilidades linguísticas no trabalho em sala de aula. Nesta perspectiva, o trabalho com gêneros faz-se muito relevante no ensino de língua inglesa. Pois, "No que se refere às habilidades a serem desenvolvidas no ensino de Línguas Estrangeiras no ensino médio, este documento focaliza a leitura, a prática escrita e a comunicação oral contextualizadas". Brasil (2006, p. 87). Com isso, se percebe que o ensino de LE, no Estado de Rio Grande do Sul tem avançado gradualmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-02-12
Como Citar
DA SILVA, N.; APARECIDA MOSER, D. OS GÊNEROS DO DISCURSO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO MÉDIO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 7, n. 4, 12 fev. 2020.