RETEXTUALIZAÇÃO DE FILMES DE CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO: DESENVOLVENDO A PRODUÇÃO ESCRITA - RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Marília Araujo
  • Valesca Brasil Irala
  • Clara Dornelles
Rótulo retextualização, escrita, animação

Resumo

Este trabalho é sobre o desenvolvimento da produção escrita de alunos de sétimo ano do Ensino Fundamental a partir de filmes de curta-metragem de animação. O objetivo geral desta pesquisa foi desenhar e executar uma proposta didática para a retextualização desses filmes, voltada ao público mencionado de uma escola municipal do município de Bagé/RS para analisar o processo e os resultados dessa proposta. Além disso, pretendeu-se avaliar o engajamento dos estudantes do sétimo ano frente à proposta com animações e acompanhar o progresso do desenvolvimento da produção escrita dos alunos ao longo da execução da proposta em relação às atividades desenvolvidas. A presente investigação configura-se como pesquisa-ação, uma vez que parte de uma indagação e gera um planejamento de prática docente. Por tratar-se de uma pesquisa-ação, após a implementação dessa prática avaliar-se-ão os registros. O que gerará novas indagações que subsidiarão um novo planejamento de ação, ocasionando uma mudança na prática. Esse desenho pedagógico trata-se de um projeto piloto já executado, cujos dados já foram analisados. A aplicação foi feita em uma escola municipal de Bagé/RS. inicialmente, em etapa de sondagem, os alunos dessa turma produziram contos. Em seguida, as etapas seguintes da proposta didática contam com a leitura de um conto; sua análise discursiva e linguística; assistir uma animação; retextualizá-la coletivamente, produzindo um conto; publicá-lo em um blog voltado à leitura e construído para essa proposta didática; assistir outro curta-metragem; retextualizá-lo individualmente; realizar uma revisão coletiva de um dos contos produzidos; reescrever os demais contos produzidos após uma revisão em duplas de forma colaborativa e, por fim, publicar esses contos no blog para socialização. As aulas foram filmadas para serem analisadas. Como recurso, foram apresentados filmes de curta-metragem de animação que os alunos retextualizaram, escrevendo contos. Percebeu-se que os alunos, através dessa atividade, ativaram uma preocupação muito maior com questões de linguagem nas suas produções escritas, como adequação às particularidades de cada gênero - curta metragem de animação e conto -, elementos de coesão e coerência e estrutura da produção escrita. Os alunos estavam comprometidos em narrar o que haviam assistido preocupados com seu público leitor, sentindo-se desafiados. Considera-se que realizar essa atividade foi extremamente importante, pois, sendo parte de uma pesquisa-ação, requer novos planejamentos que considerem os dados obtidos, sendo o novo planejamento o foco da dissertação do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas dessa autora. Pôde-se perceber o que funcionou e o que é preciso melhorar, com por exemplo a inserção de atividades em que o professor dialogue mais diretamente com a produção do aluno, como na prática do bilhete orientador. As atividades e o ritmo dos alunos demandaram mais tempo do que o previsto que totalizavam 8 h/a, tendo requerido 15 h/a.

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Publicado
2020-02-12
Como Citar
ARAUJO, M.; BRASIL IRALA, V.; DORNELLES, C. RETEXTUALIZAÇÃO DE FILMES DE CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO: DESENVOLVENDO A PRODUÇÃO ESCRITA - RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 7, n. 4, 12 fev. 2020.