GÊNEROS DISCURSIVOS NA PRÁTICA DE ENSINO DO PORTUGUÊS PARA ALUNOS URUGUAIOS

  • Patrícia Cavalheiro
  • Moacir Lopes de Camargos
Rótulo gêneros, discursivos, ensino, línguas, exames, internacionais

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma metodologia de ensino da língua portuguesa a alunos uruguaios, falantes do espanhol, por meio de gêneros discursivos desenvolvidos a partir de uma sequência didática. O projeto, Gêneros Discursivos na Prática de Ensino do Português para Alunos Uruguaios, faz referência a atividades realizadas em sala de aula com nove (9) alunos da cidade de Rivera, fronteira com SantAna do Livramento/Brasil, a maioria professores da rede pública do Uruguai, que se preparam para a realização de exames de proficiência em língua portuguesa (Celpe-Bras e ICUB Instituto Cultural Uruguaio Brasileiro). Para tanto é preciso avaliar se os gêneros discursivos auxiliam no seu ensino-aprendizagem, fazendo com que eles produzam textos orais e escritos; adequem-se ao contexto (cumprimento do propósito de compreensão e de produção, levando em conta o gênero e o interlocutor); empreguem vocabulário e estruturas gramaticais adequadas e possam distinguir as diferentes funções sócio-comunicativas dos gêneros propostos, tendo em vista as esferas de circulação de cada um. Como referencial teórico, nos apoiamos em Bakhtin, Dolz e Schneuwly que teorizam a respeito de gêneros discursivos e sequência didática, respectivamente. Adotamos uma metodologia qualitativa para a análise dos dados obtidos durante a aplicação do projeto que foi realizado num período de quinze (15 dias), com dois (2) dias semanais, de uma hora e meia cada, totalizando seis (6) horas de duração. Após a aplicação de atividades, concluímos que os gêneros utilizados (e-mail, carta ao leitor, anúncio publicitário, artigo de opinião) em uma sequência didática para a apropriação da língua portuguesa nesse contexto, foram muito favoráveis, isso é percebido por meio das produções desses alunos.

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Publicado
2020-02-12
Como Citar
CAVALHEIRO, P.; LOPES DE CAMARGOS, M. GÊNEROS DISCURSIVOS NA PRÁTICA DE ENSINO DO PORTUGUÊS PARA ALUNOS URUGUAIOS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 7, n. 4, 12 fev. 2020.