O CINEMA COMO INSTRUMENTO DE APOIO PEDAGÓGICO AO ENSINO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO

  • Danilo Ferreira
  • Carlos Emilio Padilla Severo
Rótulo ensino, história, livro, didático, cinema

Resumo

Muitos autores têm levantado aspectos sobre a utilização do cinema como instrumento de apoio pedagógico na sala de aula. Ao longo do tempo, muitas discussões têm surgido acerca da utilização do cinema como forma de potencializar a percepção dos estudantes sobre temas ligados a História. O cinema como ferramenta pedagógica pode apresentar resultados interessantes no processo ensino e aprendizagem. Educar o estudante, despertando sua criticidade para que ele possa interpretar as informações que chegam até ele através das mídias como o cinema, redes sociais e tantas outras é uma função pedagógica importante. Cabe destacar que o cinema pode auxiliar o estudante na visualização e compreensão de marcos e acontecimentos históricos inseridos em uma obra. Entretanto, deve-se tomar cuidados, visto que o cinema está vinculado a uma indústria e, geralmente, sua produção está vinculada a interesses comerciais. Sendo assim, este trabalho está apoiado na ideia de que o cinema pode ser um recurso interessante na expansão cultural e aprendizado do estudante. Para isso, o objetivo do trabalho é realizar uma reflexão sobre uma prática educativa envolvendo o ensino de História ligado a temas relacionados ao período entre guerras com apoio da mídia cinema ao longo do processo educativo. Dessa forma, o enfoque do trabalho foi de cunho qualitativo, envolvendo uma pesquisa-ação acerca da própria prática educativa docente. Um estudo de caso foi aplicado a uma turma de ensino médio de uma escola da rede privada da cidade de Pelotas. Na abordagem metodológica foram realizadas as seguintes atividades: (a) inicialmente, foram apresentados textos e aulas expositivas e dialogadas acerca do tema escolhido; (b) na segunda atividade os próprios estudantes definiram filmes que deveriam assistir com base nos temas abordados na primeira etapa do trabalho; (c) na terceira atividade propostas os estudantes realizaram debates acerca das obras e produziram um texto contendo a percepção dos grupos sobre a obra cinematográfica escolhida, contextualizando e problematizando a obra em questão. Através desta pesquisa percebeu-se que o uso de outros recursos midiáticos, como o cinema, aliado a aulas expositivas e ao uso do livro didático apresentam um resultado gratificante. No que diz respeito ao envolvimento dos alunos com os temas desenvolvidos, percebeu-se que a partir das histórias narradas pelos filmes, os estudantes puderam refletir e contextualizar acerca dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Dessa forma, o cinema pode ser uma ferramenta importante no sentido de auxiliar o professor na construção do conhecimento em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-02-12
Como Citar
FERREIRA, D.; EMILIO PADILLA SEVERO, C. O CINEMA COMO INSTRUMENTO DE APOIO PEDAGÓGICO AO ENSINO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 7, n. 4, 12 fev. 2020.