ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE COMO POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

  • Milene Miletto
  • Ângela Maria Hartmann
Rótulo Educação, Ambiental, Ilha, Interdisciplinar, Racionalidade, Básica

Resumo

Uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR) é uma metodologia proposta por Fourez (2005), constituindo uma representação teórica de determinadas situações, tecnologias ou conceitos sobre os quais se pretende discutir e atuar de forma interdisciplinar. Esta metodologia vem sendo utilizada no Brasil, especialmente na área de ensino de ciências, com registros em publicações principalmente no sul do país. O trabalho com uma IIR se dá por etapas desenvolvidas a partir de uma situação problema. Seguem-se a esta problematização: o clichê; o panorama espontâneo (com listagem dos atores envolvidos, possíveis jogos de interesse, especialistas e especialidades e caixas pretas envolvidas); a ida à prática (busca de dados); a abertura de caixas pretas e, finalmente, a produção de uma síntese. As caixas pretas são mecanismos utilizados sem que se conheça forçosamente seu funcionamento interno (FOUREZ, 2002). Correspondem a conceitos ou ideias utilizadas sem que se tenha consciência integral de suas representações e das teorias que as explicam. Este trabalho apresenta um estudo do conhecimento (ROMANOWSKI e ENS, 2006), no qual se investigou o tema IIR sobre Educação Ambiental em apenas um setor de publicações. Foi realizado, durante o primeiro semestre de 2015, um levantamento em sistemas de busca de trabalhos científicos e em bancos de dissertações de cursos na área de Educação em Ciências de universidades brasileiras, utilizando como palavras-chave: Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade, Educação Ambiental (EA), Fourez e Meio Ambiente. Foram encontrados apenas dois trabalhos que abordam a temática. Souza (2007) analisa a aplicação de uma IIR apoiada nas relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), em uma turma de Educação de Jovens e Adultos, tendo como tema a reciclagem de lixo urbano. Gardel (2009) analisa a implementação do projeto de EA da Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, através de formação continuada para professores e da publicação de material elaborado em forma de IIR intitulada: Água hoje e sempre: consumo sustentável. As duas experiências de utilização de IIR demonstram as possibilidades de realizar um trabalho interdisciplinar e a contribuição que essa metodologia pode trazer para o desenvolvimento de atributos essenciais para uma alfabetização científica e tecnológica (ACT).

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Publicado
2020-02-12
Como Citar
MILETTO, M.; MARIA HARTMANN, ÂNGELA. ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE COMO POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 7, n. 4, 12 fev. 2020.