PRÁTICA EDUCATIVA ENVOLVENDO PRODUÇÃO TEXTUAL COM APOIO DE MÍDIAS PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

  • Carla Dutra
  • Carlos Emilio Padilla Severo
Rótulo leitura, escrita, prática, educativa, produção, textual

Resumo

A leitura desperta no estudante o sentido de compartilhamento e conhecimento de mundo, desenvolvendo o processo de interpretação e capacidade crítica do indivíduo. Além de despertar o simples prazer pela leitura. Dessa forma, o professor mediador exerce um papel fundamental no processo, visto que a mediação visa despertar o interesse pela leitura e orientar o leitor no desenvolvimento de sua capacidade de interação com o texto, interpretação e criticidade. Sendo assim, este texto apresenta os resultados de uma prática educativa realizada com estudantes do ensino médio politécnico da Escola Estadual Rodrigues Alves da cidade de Cachoeirinha. O objetivo do trabalho foi avaliar o impacto pedagógico da convergência de mídias impressas, na forma de livro didático e revistas, com mídias digitais, através do uso de blogs e sites no processo de ensino e aprendizagem. No aspecto metodológico, o trabalho foi de cunho qualitativo com base em um estudo de caso. A prática educativa envolveu a mediação docente com ênfase na orientação dos estudantes sobre a pesquisa e seleção de textos através de livros didáticos, revistas e mídias digitais como blogs e sites especializados. Para isso, foram desenvolvidas as seguintes atividades: (a) os estudantes foram organizados em grupos por temas geradores de leitura; (b) após, os estudantes realizaram pesquisa e seleção de material de leitura nas mídias propostas; (c) por fim, os grupos elaboraram resenhas e apresentaram reflexões acerca das leituras realizadas de acordo com o tema escolhido. A observação direta foi o instrumento utilizado para levantamento de indícios de aprendizagem dos estudantes no decorrer da prática pedagógica realizada. Como resultados pode-se observar que o grau de liberdade concedida ao estudante na seleção de temas e busca de referências textuais foi diretamente proporcional ao grau de autonomia no desenvolvimento de sua aprendizagem. A utilização de mídias digitais foi extremamente relevante e impactou de forma positiva na motivação dos estudantes, pois foi uma alternativa ao uso da mídia impressa tradicional como os livros didáticos. Cabe destacar a contribuição do trabalho na produção textual dos estudantes que foi significativa. Notou-se que a interpretação e escrita de textos, bem como, a organização e apresentação dos trabalhos obteve uma melhora significativa. A grande maioria dos estudantes demonstrou maior autonomia e domínio sobre os temas que estavam abordando. Acredita-se que o trabalho obteve bons resultados, visto que os estudantes interagiram diretamente com a docente mediadora, assim como entre eles, vencendo dificuldades e barreiras com o auxílio das mídias propostas. Destaca-se que as mídias digitais na educação exercem um papel fundamental, pois fazem parte do cotidiano escolar e, principalmente, do estudante. As mídias podem ser recursos educacionais importantes se bem exploradas sob a orientação dos professores.

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Publicado
2020-02-12
Como Citar
DUTRA, C.; EMILIO PADILLA SEVERO, C. PRÁTICA EDUCATIVA ENVOLVENDO PRODUÇÃO TEXTUAL COM APOIO DE MÍDIAS PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 7, n. 4, 12 fev. 2020.