O OLHAR DO ESTUDANTE SOBRE A ESCOLA: EXPLORANDO PARÓDIA MUSICAL E REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO

  • Caroline de Lima
  • Carlos Emilio Padilla Severo
Rótulo escola, olhar, aluno, prática, educativa, paródias

Resumo

A partir do entendimento que a escola não é somente uma organização estrutural, mas que também é constituída de sujeitos os quais compartilham conhecimentos e experiências ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Entende-se que é necessária a análise da perspectiva do aluno acerca da escola atual na qual está inserido. Com isso, busca-se a reflexão sobre a própria prática educativa e de que forma as concepções dos estudantes acerca da escola podem influenciar no planejamento das atividades docentes. Bem como, qual a percepção do estudante acerca das práticas docentes atuais sobre o seu próprio desenvolvimento enquanto sujeito no processo ensino e aprendizagem. Dessa forma, observa-se que é necessária uma investigação sobre como a prática pedagógica docente pode entrar em sintonia com o contexto social e cultural do estudante. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho foi a realização de uma prática educativa envolvendo a combinação de mídias no processo educativo, visando avaliar o olhar do estudante sobre a escola. Com isso, objetivando-se o levantamento de elementos para reflexão acerca da própria prática educativa. Quanto a metodologia empregada, o trabalho envolveu uma abordagem qualitativa com base em um estudo de caso baseado em uma proposta de ensino realizada com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Peri Coronel da cidade de Bagé. As atividades envolvidas na prática educativa foram: (a) realização de reflexões acerca da escola, onde os estudantes foram envolvidos em discussões sobre o papel da escola; (b) planejamento e elaboração de uma paródia, onde os estudantes foram organizados em grupos e cada grupo deveria desenvolver sua paródia com base nas reflexões realizadas na primeira etapa; (c) os alunos utilizaram a mídia vídeo para gravação de suas paródias; (d) finalizando, os estudantes utilizaram a rede social Facebook, através de um grupo para realização de reflexões sobre os vídeos elaborados pelos grupos envolvidos no estudo de caso. Os instrumentos utilizados na investigação foram a observação direta das atividades propostas na prática educativa e uma entrevista semiestruturada com a docente titular. Como resultados e contribuições do trabalho cabe ressaltar a reflexão dos estudantes sobre as atividades pedagógicas docentes, realizando sugestões para que as aulas tradicionais sejam substituídas por aulas mais dinâmicas, envolvendo a utilização de recursos pedagógicos diversificados em alternativa às aulas expositivas tradicionais. O trabalho demonstrou que é necessária a discussão constante a respeito da educação e que as tecnologias são recursos pedagógicos viáveis, mas que também cabe uma reflexão sobre o olhar do próprio docente sobre sua própria prática educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-02-12
Como Citar
DE LIMA, C.; EMILIO PADILLA SEVERO, C. O OLHAR DO ESTUDANTE SOBRE A ESCOLA: EXPLORANDO PARÓDIA MUSICAL E REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 7, n. 4, 12 fev. 2020.