EXPLORANDO O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM APOIO DE JOGOS

  • Alice Vivan
  • Carlos Emilio Padilla Severo
Rótulo jogos, lúdico, educação, prática, pedagógica

Resumo

Os jogos digitais são instrumentos inovadores os quais permitem a diversificação de práticas educativas que possibilitam o desenvolvimento da aprendizagem de forma lúdica. As tecnologias de jogos digitais online podem ser exploradas em atividades de ensino e aprendizagem, visto que os jovens estão cada vez mais conectados e atentos as novas tecnologias. Os jogos digitais são alternativas viáveis aos recursos pedagógicos tradicionais, tais como: quadro-negro e giz utilizados em aulas meramente expositivas. Visto que possibilitam um ambiente altamente interativo e imersivo, gerando inúmeras possibilidades e despertando a curiosidade da criança. Como o brincar é inerente a fase da infância, a introdução de jogos na educação pode aliar a aprendizagem com o prazer diante a prática pedagógica docente junto aos estudantes. Sendo assim, este trabalho apresenta uma investigação sobre a prática educativa com apoio de jogos na aprendizagem de crianças dos anos iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Maria José da Rosa, do município de Caçapava do Sul. O objetivo da pesquisa foi observar o efeito da intervenção pedagógica apoiada por jogos de tabuleiro tradicionais e jogos digitais no desenvolvimento da alfabetização das crianças. A base metodológica do trabalho foi de natureza qualitativa, baseada em um estudo de caso, onde o docente investigou sua própria prática educativa. A prática educativa foi desenvolvida em três etapas: (a) apresentação da proposta aos estudantes e atividades a serem desenvolvidas; (b) elaboração de jogos de tabuleiro visando o desenvolvimento do raciocínio lógico e leitura; (c) por fim, a realização de atividades com jogos digitais voltados a alfabetização. A observação direta e entrevista semiestruturada foram os instrumentos de levantamento de dados acerca das atividades propostas. Como resultado e contribuição do trabalho, destaca-se a nova perspectiva de aprendizagem proporcionada pelo uso de jogos como uma alternativa aos modelos tradicionais. Pode-se perceber uma grande motivação e interesse das crianças na exploração dos conteúdos apresentados através das atividades lúdicas envolvendo elaboração de novos jogos. Os jogos online foram de grande contribuição na aprendizagem dos estudantes, visto que despertaram a curiosidade e a vontade de aprender. Entretanto, cabe ressaltar que o uso de jogos deve ser pautado em uma estratégia e planejamento pedagógico prévio para que a atividade obtenha sucesso. Além disso, ainda há muita resistência dos docentes acostumados com práticas pedagógicas tradicionais e avessos as novas tecnologias. Também é importante destacar que o resultado da intervenção pedagógica com uso de jogos esclareceu o papel pedagógico da tecnologia a qual não mais será vista somente como ferramentas recreativas, mas com muito potencial educativo.

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Publicado
2020-02-12
Como Citar
VIVAN, A.; EMILIO PADILLA SEVERO, C. EXPLORANDO O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM APOIO DE JOGOS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 7, n. 4, 12 fev. 2020.