PERFIL DO ESTILO DE VIDA INDIVIDUAL DE ESTUDANTES DO PROEJA

  • Rhenan de Jesus
  • Caroline Vargas Peres
  • Karine Pianer Fabiano
  • Jaqueline Copetti
Rótulo Qualidade, vida, estudantes, PROEJA

Resumo

Tema: Avaliar os componentes que colaboram para a qualidade de vida se tornam necessários para que possa pensar em formas de prevenir e controlar as doenças e agravos à saúde, ainda mais, quando associadas à inatividade física, a uma alimentação inadequada e a outros hábitos de vida considerados equivocados. Objetivos: Avaliar o perfil do estilo de vida de estudantes de dois cursos técnicos do PROEJA de uma escola federal de ensino em Alegrete, RS. Metodologia: Neste estudo transversal, aplicou-se um questionário denominado Perfil do Estilo de Vida Individual (PEVI), proposto por Nahas, Barros e Francalacci (2000), o qual é composto de 15 itens divididos proporcionalmente entre cinco fatores principais (Nutrição, Atividade física, Comportamento preventivo, Relacionamento Social e Controle do estresse), cujos representam as pontas de um pentagrama. Responderam o questionário 30 estudantes. Utilizou-se análise descritiva. Resultados: Em relação à avaliação dos fatores investigados, destacou-se que 40% dos alunos incluem, às vezes, cinco porções, ou mais, de frutas e verduras na sua alimentação diária (nutrição); 30% dos alunos realizam caminhada ou pedaladas diariamente (alimentação); mais de 46% não possuem hábitos tabagistas, mas ingerem álcool (menos duas doses ao dia), da mesma maneira que usam cinto de segurança e respeitam as normas de trânsito (comportamento preventivo); metade dos alunos procura cultivar amigos e está satisfeito com seus relacionamentos e 40% se sente útil no seu ambiente social (relacionamento social); 1/3 dos alunos não reservam no mínimo cinco minutos do dia para relaxar, bem como 1/3 deles afirmaram que às vezes reservam desse tempo para relaxar (controle do estresse). Conclusão: O perfil de estilo de vida imprimido à realidade dos estudantes do PROEJA apresenta resultados mais expressivos e satisfatórios aos componentes Relacionamento Social e Comportamento preventivo. Para os demais componentes avaliados, percebeu-se que os alunos não procuram ingerir alimentos saudáveis frequentemente, nem aliar a uma prática regular de exercícios físicos; além de que não reservam de tempo considerado necessário para relaxar, o que poderia acarretar em graves problemas à saúde e qualidade de vida dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-02-12
Como Citar
DE JESUS, R.; VARGAS PERES, C.; PIANER FABIANO, K.; COPETTI, J. PERFIL DO ESTILO DE VIDA INDIVIDUAL DE ESTUDANTES DO PROEJA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 7, n. 4, 12 fev. 2020.