INVESTIGAÇÃO SOBRE OS HÁBITOS ALIMENTARES DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REGIÃO DA CAMPANHA

Autores

  • Magdiele Pereira
  • Clóvis Balbinot Filho
  • Renata Fialho Teixeira
  • Elizangela Gonçalves de Oliveira

Palavras-chave:

alimentos, escolas, públicas, região, campanha

Resumo

Uma alimentação inadequada, por períodos prolongados, resulta em esgotamento de reservas orgânicas de micronutrientes, trazendo como consequência aos adolescentes retardo no desenvolvimento, redução da atividade física, diminuição na capacidade de aprendizagem, baixa resistência às infecções e maior suscetibilidade às doenças. O objetivo do presente estudo foi investigar os hábitos alimentares dos estudantes da região da campanha do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi realizada com 100 estudantes das escolas públicas de Bagé e Dom Pedrito. Os adolescentes participantes estavam matriculados no ensino fundamental, do sexto ao oitavo ano, e com idades entre 12 e 17 anos. Os dados foram obtidos mediante questionário administrado individualmente ao estudante, com perguntas de múltipla escolha. Foi questionado o que eles sabiam sobre alimentação saudável e 84% responderam que são refeições equilibradas com vegetais, frutas, arroz, feijão, carne, leite e cereais, mas apenas 64% consideram sua alimentação saudável. Quanto ao consumo de alimentos, expresso em porções/dia, os dados mais expressivos foram frituras, doces e guloseimas, com mais de 50% dos entrevistados comendo menos de três porções por dia. O consumo de Frutas, carnes e derivados apresentam menos de 50% dos entrevistados ingerindo três porções por dia. Em relação às bebidas, a frequência é expressa em copos/dia, onde a maior porcentagem consome Leite (48%) e refrigerante (53%) entre um a três copos/dia, já a Água (34%) o consumo é de três a seis copos/dia. Analisando os resultados percebe-se quanto ao entendimento sobre o que é alimentação saudável a maior parte é bem esclarecido, mas quanto ao considerar sua alimentação saudável esse número decresce. Foi constatado elevado consumo de doces e guloseimas, sendo que 48% ingerem mais de três porções diárias. Embora haja grande diversificação na alimentação dos estudantes analisados, constata-se a presença marcante de alimentos ricos em açúcar e gordura e com menor valor nutricional. Através do presente estudo pode-se conhecer os hábitos alimentares incorretos dos estudantes e assim estimular a implantação de programas de educação alimentar nas escolas públicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2020-02-12

Como Citar

INVESTIGAÇÃO SOBRE OS HÁBITOS ALIMENTARES DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REGIÃO DA CAMPANHA. Anais do Salão Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 6, n. 3, 2020. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/68228. Acesso em: 9 jun. 2026.