A EXPOSIÇÃO CRÔNICA A BAIXAS CONCENTRAÇÕES DE HgCl2 AUMENTA O ESTRESSE OXIDATIVO NA PRÓSTATA E NO DUCTO DEFERENTE DE RATOS

Autores

  • Laura Rossi
  • Caroline Silveira Martinez
  • Alyne Goulart Escobar
  • João Guilherme Torres Dini
  • Giulia Wiggers Peçanha
  • Francielli Webber Santos Cibin

Palavras-chave:

Sistema, reprodutor, /, metal, toxicidade

Resumo

Os efeitos tóxicos do mercúrio podem ser observados em diferentes órgãos e sistemas e, podem estar relacionados com o aumento do estresse oxidativo. A próstata e o ducto deferente são importantes para o perfeito funcionamento das funções reprodutivas. Não está claro se o mercúrio, principalmente em baixas doses, é capaz de causar efeitos tóxicos nestes órgãos reprodutivos. Tendo como objetivo avaliar os efeitos da exposição crônica a baixas concentrações de cloreto de mercúrio (HgCl2) sobre a produção de espécies reativas de oxigênio (EROs) e atividade das defesas antioxidante em próstata e ducto deferente de ratos. Foram utilizados 20 ratos machos Wistar adultos divididos em dois grupos e tratados por 30 dias: a) HgCl2 (im) primeira dose de 4,6 µg/kg, as doses subsequentes 0,07 µg/kg/dia b) Controle (solução salina, im). Foram avaliados na próstata (P) e ducto deferente (D): a atividade das enzimas antioxidantes superóxido dismutase (SOD) e catalase (CAT) e, os níveis de peroxidação lipídica e de tiol não-protéico (NPSH). A exposição crônica a baixas doses de mercúrio aumentou a atividade da SOD (P: 13.9 ± 2.3 vs 33.1 ± 1.2; V: 25.9 ± 1.7 vs 34.6 ± 1.7 U/mg proteína) e os níveis de malondialdeído (P: 7.7 ± 0.9 vs 14.3 ± 1.5; V: 24.8 ± 2.9 vs 57.1 ± 2.5 nmol de MDA/g de tecido). Não foram observadas diferenças nos demais parâmetros avaliados. A exposição a baixas doses de mercúrio promoveu aumento do estresse oxidativo na próstata e no ducto deferente. Este resultado é semelhante ao observado na exposição a altas doses de mercúrio. Observa-se, pela primeira vez, que a exposição crônica ao mercúrio, em doses similares a exposição humana, foi capaz de aumentar o estresse oxidativo no sistema reprodutor de ratos e pode comprometer o potencial fértil desses animais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2020-02-14

Como Citar

A EXPOSIÇÃO CRÔNICA A BAIXAS CONCENTRAÇÕES DE HgCl2 AUMENTA O ESTRESSE OXIDATIVO NA PRÓSTATA E NO DUCTO DEFERENTE DE RATOS. Anais do Salão Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 5, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/66084. Acesso em: 23 set. 2026.