Relação da nutrição apícola com a microbiota do pólen e do sistema digestório e de abelhas melíferas verificada por sequenciamento de nova geração

Autores

  • Bruna Barcelos
  • Manoeli Lupatini
  • Miriane Acosta Saraiva
  • Luiz Fernando Wurdig Roesch

Palavras-chave:

Abelhas, Melíferas, Microbiota, PCR, Quantitativo, Sequenciamento, Nova, Geração

Resumo

As abelhas formam um grupo de grande importância na polinização de plantas, tanto na agricultura quanto em sistemas silvestres e em sua alimentação necessitam de nutrientes que são encontrados no néctar e no pólen das flores. O néctar convertido em mel, estocado nos favos, é utilizado como fonte de energia, enquanto o pólen depositado nos alvéolos dos favos (também chamado de pão-de-mel) supre as exigências de moléculas essenciais para o desenvolvimento das abelhas. Quando há falta de alimento, os enxames comerciais são alimentados com uma dieta energético-protéica que apresenta baixa digestibilidade, logo pouca eficiência nutricional. Sabe-se que os micro-organismos exercem inúmeras interações benéficas com as abelhas, apresentando importância na saúde das mesmas, contribuindo para a digestão e eficiência nutricional. De acordo com o exposto, os objetivos gerais deste projeto são: avaliar a diversidade de micro-organismos presentes no trato digestivo de abelhas melíferas durante períodos de abundância e escassez de pólen, testar se a microbiota do trato digestivo representa contribuição para a alimentação e digestão das mesmas e descobrir se existe vínculo com a suplementação de produtos energético-protéicos oferecido à colmeia. Para atingir os objetivos foram realizadas coletas de abelhas e pão-de-mel durante o verão, quando há abundância de pólen e durante o inverno, quando há necessidade de suplementação alimentar. Dez caixas foram selecionadas e em cada uma foram coletadas 20 abelhas para a obtenção do sistema digestório e uma seção de favo para obtenção do pão‐de‐mel. As amostras foram levadas ao laboratório e armazenadas a ‐20°C. O DNA genômico microbiano total foi extraído e sua quantidade e pureza foram analisadas através de espectrofotômetro. O número total de bactérias e arqueias foi estimado através de PCR quantitativo para a contagem do número de cópias do gene 16S. A variedade e abundância relativa dos micro-organismos serão obtidas pelo sequenciamento do gene 16S por meio da plataforma PGM ION TORRENT. Para cada amostra de DNA microbiano extraído será amplificado o gene 16S a partir dos oligonucleotídeos iniciadores universais para o acesso aos domínios Bacteria e Archaea. Em resumo, para comparar a comunidade bacteriana, as sequências do gene 16S obtidas serão analisadas por meio de ferramentas de bioinformática utilizando as plataformas mothur e QIIME. As sequencias serão agrupadas em unidades taxonômicas (UTs) definidas por 97% de similaridade e depois classificadas filogeneticamente. Com este projeto espera-se obter um estudo da diversidade dos micro-organismos associados ao sistema digestório de abelhas melíferas e ao pão-de-mel em épocas de abundância e escassez de pólen, além de determinar a existência de relação entre a microbiota existente no trato digestivo com a alimentação e digestão das abelhas e a ocorrência de algum vínculo entre essa microbiota e a suplementação da dieta energético-protéica oferecida à colmeia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2020-02-14

Como Citar

Relação da nutrição apícola com a microbiota do pólen e do sistema digestório e de abelhas melíferas verificada por sequenciamento de nova geração. Anais do Salão Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 5, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/66078. Acesso em: 23 set. 2026.