Caracterização Geomorfológica de Depósitos Quaternários da Região Costeira do município de São Lourenço do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Autores

  • Marcus Pacheco
  • Samuel Aparecido da Silva Correa
  • Felipe Caron
  • Marco Antonio Fontoura Hansen

Palavras-chave:

Sensoriamento, Remoto, Holoceno, Geomorfologia, Cordões, Litorâneos

Resumo

As lagoas holocênicas da Planície Costeira do Rio Grande do Sul apresentam a preservação de depósitos e feições morfológicas, que podem contribuir na compreensão das oscilações do nível relativo do mar (NRM) durante este período, bem como dos processos de sedimentação e erosão do ambiente costeiro. Observando através de imagens ópticas, de radar e fotogramas aéreos, é possível identificar sistemas deposicionais que estão relacionados, principalmente com o rebaixamento no NRM durante o Holoceno médio e tardio. Estas feições morfológicas são caracterizadas muitas vezes, por cordões litorâneos nos quais podem preservar depósitos eólicos e/ou praiais. A área de estudos deste trabalho esta localizada na região costeira do município de São Lourenço do Sul, RS. Os terrenos compreendidos entre estes domínios, que variam entre 50 e 100 km de largura, são de origem quaternária, relativos a depósitos de planícies lagunares referentes aos sistemas deposicionais do tipo laguna barreira, depósitos praiais e de cristas lagunares. O objetivo deste trabalho é a caracterização geomorfológica dos depósitos quaternários holocênicos. Foram utilizados dados de imagens Landsat 7 ETM+, SRTM, mapa geológico, aliados as descrições geomorfológicas de campo. Após identificar os cordões litorâneos, foi estabelecido um perfil transversal que melhor representasse a disposição de cristas e cavas destes sistemas, basicamente diferenciadas pela variação da umidade que refletem na cobertura vegetal. Além da orientação preferencial, foram tomadas medidas de largura das cristas e cavas. Os resultados foram expressos na forma de histogramas e mapas geomorfológicos temáticos. Foi possível distinguir dois conjuntos de cordões litorâneos: o primeiro justaposto aos sistemas pleistocênicos, apresenta-se levemente curvado em relação a linha de costa atual com orientação preferencial de N33ºE e comprimento entre 1,2 e 1,5km. Verificaram-se larguras médias de 30,7m (± 8,1) nas cristas e 28,4m (± 13) nas cavas. O segundo conjunto é separado por uma planície fluvial/lagunar que afunila-se entre terrenos do primeiro conjunto a NW e a terrenos pleistocênicos a NE. Apresenta-se com pouca cobertura vegetal, mais retilíneo em direção à linha de costa e com comprimentos de até 6km. Teve orientação preferencial de N42ºE com larguras médias de 30,2m (±11,8) nas cristas e 33,25 m (±16,5) nas cavas. Os resultados obtidos até então sugerem que as diferenças observadas tanto nas orientações bem como nos espaçamentos entre cristas e cavas dos dois conjuntos de cordões litorâneos, foram condicionadas pela disponibilidade de sedimentos (controladas pelo aporte fluvial) e deriva litorânea resultante do ataque das ondas. É válido ressaltar que variações sazonais (climáticas) nos níveis lagunares têm um importante papel no controle geomorfológico destes sistemas. Não menos importantes são as forçantes de larga escala como rebaixamento do NRM durante o Holoceno médio e tardio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2020-02-14

Como Citar

Caracterização Geomorfológica de Depósitos Quaternários da Região Costeira do município de São Lourenço do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Anais do Salão Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 5, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/65753. Acesso em: 23 set. 2026.