Perfil de usuários acometidos por Acidente Vascular Encefálico cadastrados a Estratégia da Saúde da Família (ESF) na área urbana do município de Santo Antônio das Missões- RS

Autores

  • Mariana de Morais
  • Daniela Hass

Palavras-chave:

Acidente, Vascular, Encefálico, (AVE), Estratégia, Saúde, Família, Epidemiologia

Resumo

O Acidente Vascular Encefálico (AVE) causa um déficit neurológico, com maior incidência em adultos. É a terceira maior causa de morte por doença no mundo. Segundo dados epidemiológicos, a incidência dobra a cada década após 55 anos e é mais comum em homens. O AVE é causado por complexas interações nos vasos e nos elementos hemodinâmicos, ocasionando uma obstrução do fluxo sanguíneo isquemia -, sendo então denominado AVE isquêmico, ou por extravasamento de sangue no parênquima cerebral hemorragia -, sendo denominado AVE hemorrágico. Diante das inúmeras sequelas motoras e psicológicas, as pessoas que sofreram AVE necessitam de atendimento e tratamento de uma equipe multidisciplinar. Um dos integrantes desta equipe é o fisioterapeuta, profissional este que tem sua formação essencialmente reabilitadora e, portanto, é um profissional imprescindível para o tratamento das sequelas de AVE. O fisioterapeuta vem conquistando um espaço significativo nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) por meio da aplicação de meios terapêuticos físicos, na prevenção, eliminação ou melhora de estados patológicos do homem, na promoção e na educação em saúde. Esta pesquisa é um levantamento epidemiológico de pacientes com AVE no município de Santo Antônio das Missões-RS que tem como objetivo quantificar esses sujeitos e verificar se o atendimento na rede pública é satisfatório para tal demanda, sendo aprovada pelo CEP. A população alvo deste estudo formam os usuários escritos à ESF Vó Matilde e Jones Pereira na área urbana do município de Santo Antônio das Missões- RS, de ambos os gêneros e com idade igual ou superior a 18 anos, com relato de pelo menos um episódio de AVE. Para obtenção dos usuários foi solicitado as agentes de saúde de cada ESF, a listagem dos sujeitos que se enquadravam no propósito da pesquisa. A coleta de dados está sendo realizada por meio de aplicação de um questionário e avaliação fisioterapêutica elaborada pela pesquisadora (não validada). Todos os participantes assinam o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A coleta dos dados iniciou no mês de agosto estendendo-se ao mês de novembro de 2013. O protocolo de atendimentos baseia-se na aplicação de uma ficha de avaliação estruturada pela pesquisadora que contempla questões relativas aos aspectos sociodemográficos: A amostra dos usuários destes ESFs é de 40 sendo que até o momento foram avaliados 25 indivíduos.Os resultados preliminares acusam que o gênero mais acometido é o feminino com 64%, com idade variando entre 50 a 70 anos, o tipo com maior incidência o AVE isquêmico de hemisfério cerebral direito representando 68%, a porcentagem de usuários que receberam menos de 10 sessões de fisioterapia foi estimado em 64% dos usuários. As conclusões são preliminares e vem ao encontro da literatura em relação aos dados analisados e denota-se também um descaso dos órgãos públicos quanto a ofertar um número suficiente de sessões de fisioterapia afim de obter uma reabilitação integral.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2020-02-14

Como Citar

Perfil de usuários acometidos por Acidente Vascular Encefálico cadastrados a Estratégia da Saúde da Família (ESF) na área urbana do município de Santo Antônio das Missões- RS. Anais do Salão Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 5, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/65683. Acesso em: 22 set. 2026.