Ajuste de equação para perfil da copa Pinus elliottii Engelm. de um povoamento Inequiâneo no município de São Gabriel, Rio Grande do Sul

Autores

  • Francieli Jahns
  • Paulo Eber Soares da Silveira
  • Douglas do Couto Rosa
  • Cássio Thomas da Silveira
  • Eduardo Pagel Floriano
  • Bruna Denardin da Silveira

Palavras-chave:

equações, perfil, copa, Pinus, elliottii, Engelm

Resumo

A copa é a parte fundamental no desenvolvimento das árvores, onde capta energia solar e utiliza para produção de elementos essências no seu desenvolvimento. O tamanho e a forma da copa é um fator que também vai influenciar no crescimento das plantas. Esse trabalho teve como objetivo determinar o ajuste de uma equação para perfil da copa, estimando-se o raio da copa (rci) em diferentes alturas (hi). O estudo foi realizado em um povoamento de Pinus elliottii Engelm. no município de São Gabriel, Rio Grande do Sul. Foram mensurados o diâmetro e altura das árvores, selecionadas aleatoriamente em um povoamento inequiâneo de Pinus elliottii Engelm, com idade de sete a doze anos. Para determinar a equação do perfil da copa foram utilizados o diâmetro (d) e a altura (h) das árvores. O processamento e analise dos dados foram realizados com auxilio do software SAS 9.2, utilizando o método stepwise para modelagem e realizada uma seleção de equações matemáticas ajustadas, incluindo as polinomias de 3º grau, de 5º grau e uma equação exponencial. Todas as equações ajustadas tiveram um coeficiente de determinação (R²) menor que 0,34, porém a que apresentou maior coeficiente de determinação e menor erro padrão de estimativa foi a polinomial de 3º grau acrescida das variáveis diâmetro (d) e altura (h), com a seguinte expressão: (rci/h) = b0+b1.dap+b2*h+b3.(hi/h)+ +b3.(hi/h)²+b3.(hi/h)³, com um R²= 0,35 e Syx%= 5,3%. A equação desenvolvida apresentou precisão suficiente para estimar o perfil da copa, devendo ser utilizada posteriormente para determinação de uma equação para o volume da copa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2020-02-14

Como Citar

Ajuste de equação para perfil da copa Pinus elliottii Engelm. de um povoamento Inequiâneo no município de São Gabriel, Rio Grande do Sul. Anais do Salão Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 5, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/65588. Acesso em: 22 set. 2026.