Interdisciplinaridade e temas transversais através da metodologia da problematização em uma escola pública de Uruguaiana

Autores

  • Maria Cristina Silveira Galvão Gomes
  • Luciana Bilhalba
  • Renato Xavier Coutinho
  • Vanderlei Folmer
  • Robson Luiz Puntel

Palavras-chave:

Projeto, Interdisciplinaridade, Temas Transversais

Resumo

Faz parte da função social da escola coordenar e articular a construção do conhecimento com a realidade cotidiana numa concepção interdisciplinar e os temas transversais são um recurso privilegiado nessa articulação. No entanto, a forma como o currículo escolar está estruturado e a formação dos professores numa visão instrucionista e fragmentada, dificultam a efetivação dessa proposta. Assim, foi desenvolvido na escola Elisa Ferrari Valls de Uruguaiana o projeto Interdisciplinaridade e Transversalidade através da metodologia da problematização, concebendo-o como ponto de partida para um processo de relação teoria/prática e como possibilidade de ação pedagógica transformadora, significativa e contextualizada. O projeto foi elaborado com a participação de todos os professores. Sendo realizadas reuniões nos três turnos de funcionamento da escola, durante os meses de fevereiro, abril e maio. O projeto foi desenvolvido de acordo com a metodologia dialética e aplicado por todos os professores em todas as turmas da escola, no período de junho de 2011. O tema saúde desmembrou-se em vários eixos a partir de uma pesquisa feita na escola, são eles: comportamentos de risco, sexualidade, alimentação, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida. Todos os professores e alunos do Ensino Médio e do Curso Normal participaram somando aproximadamente 1200 pessoas. Os conhecimentos construídos durante a semana foram apresentados de diferentes formas pelos alunos: vídeos, relatórios orais e escritos, slides, música, teatro, dança, exposição de cartazes, desenhos, experimentos, confecção de materiais concretos. Verificou-se o entusiasmo de muitos professores com os resultados obtidos pela observação do interesse dos alunos bem como de sua capacidade de pesquisa e aprofundamento dos temas. Mas também percebeu-se a dificuldade de alguns para encaminhar o trabalho a partir da metodologia dialética, assumindo o papel de mediador. Essas dificuldades ocorreram por vários motivos como visão fragmentada do ensino, falta de experiências interdisciplinares e resistência para tal, referencial teórico pouco consistente, pouca iniciativa na busca de materiais, medo do novo. Os alunos participaram ativamente das atividades propostas, envolvendo-se nas pesquisas, debates, elaboração de materiais, relatórios e conclusões; demonstraram criatividade, capacidade de síntese e autonomia intelectual. Portanto, o projeto foi decisivo para a mudança de postura de muitos professores por constatarem na prática, as teorias tão debatidas na escola e que há novas maneiras de ensinar e aprender. Percebeu-se novo entusiasmo dos professores e por conta disso iniciou uma reflexão significativa sobre a necessidade de modificar as ações pedagógicas buscando estratégias e metodologias que oportunizem a construção do conhecimento de forma ativa, significativa e contextualizada, a fim de intervir no contexto de pouco interesse demonstrado pelos alunos em relação ao que é proposto pela escola.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2013-02-03

Como Citar

Interdisciplinaridade e temas transversais através da metodologia da problematização em uma escola pública de Uruguaiana. Anais do Salão Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 3, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/62708. Acesso em: 18 abr. 2026.