O ACERVO DO REPOSITÓRIO DIGITAL TATU DA UNIPAMPA: BREVES CONSIDERAÇÕES

  • Rebeca Aquino Barbosa
  • Drieli Gasso Colman
  • Marina Rodrigues Lopes
  • Mélanie de Quadro Soares Alves
  • Raissa Lamadril da Silva Silveira
  • Alessandro Carvalho Bica
Rótulo Acervo, História, Educação, Repositório, Digital

Resumo

Este trabalho surge no âmbito do Grupo de Pesquisa em História da Educação, Repositórios Digitais e Acervos Históricos da Unipampa Campus Bagé e tem como objetivo apresentar o acervo digital disponibilizado pelo Repositório Digital Tatu, bem como as áreas do conhecimento que esse acervo abriga. Para isso, vale dizer, antes, que o Tatu é um ambiente virtual criado com o objetivo de inventariar fontes a respeito da História e da História da Educação, compondo um acervo acessível aos mais diversos pesquisadores que encontram nele o objeto de suas pesquisas. Como aparato teórico, são utilizados os conceitos de fontes e acervos históricos, segundo Andrade (2017), uma vez que com o avanço das Tecnologias da Informação e da Comunicação e o seu uso em História da Educação, o acesso às fontes começa a ser modificado e as possibilidades de encontrá-las no digital ganha forma; sobre Repositórios Digitais e Temáticos segundo Weitzel (2005) que os entende como uma união de arquivos digitais para disponibilização digital e sobre as TICs que permite a criação e manutenção do Tatu. Metodologicamente, o trabalho apresentado aqui centra-se no uso da análise documental realizada no site segundo as orientações propostas por Pimentel (2001). Pormenorizadamente, foi feito um mapeamento no acervo disponibilizado no site do Tatu; em seguida, os materiais das categorias i) acervo iconográfico, ii) cartilhas, iii) coleções, iv) livretos, v) livros, vi) revistas e vii) revistas Tatu Magazine foram analisadas individualmente a fim de encontrar as áreas do conhecimento ou a disciplina curricular a que cada fonte pertence. Feito esse estudo inicial, pôde-se sumarizar os seguintes resultados: em relação à categoria i) foram encontradas imagens referentes aos Relatórios da Intendência, dos anos de 1923 e 1924, ambos da área da História; já na categoria ii) foram encontradas 12 cartilhas, sendo dez de Alfabetização, uma de Matemática e uma de Língua Portuguesa; em relação à categoria iii) o site disponibiliza duas coleções, a do Instituto Municipal de Belas Artes e do Colégio Franciscano Espírito Santo; já na categoria iv) foram encontrados 29 livretos disponíveis para consulta, desses, 13 são da área da Educação, 12 da História, três da Política, e um sobre Religião; quando chega na categoria v) encontra-se o maior número de obras que o Tatu abriga, foram encontrados 141 livros, destes, 57 são da História, 47 da Educação, 11 de Literatura Infanto-Juvenil, sete de Religião e de Alfabetização, cinco de Legislação, dois de Política, e os demais sobre Decreto, Maternidade, Biografia, Folclore e Artes; em relação à categoria vi), direcionada à Revista do Ensino do Rio Grande do Sul, são disponibilizadas 88 edições do exemplar (de 1951 a 1994), sendo que foi com o objetivo inicial de digitalizar essas revistas que o Tatu iniciou sua construção virtual; por fim, a categoria vii) é de autoria dos membros do Tatu, a Revista Tatu Magazine, nela foram encontrados dois materiais: um sobre a 1ª edição da Revista Tatu Magazine e o outro sobre a revista Mendeley, criada e editada pelo grupo. Com os resultados apresentados fica evidente o vasto material que o Tatu disponibiliza, disposto a abranger diversificados materiais que possam construir e servir de base para o desenvolvimento de possíveis pesquisas. Todos os materiais que foram contabilizados para a apresentação desses resultados estão disponíveis para download no site do Tatu e, também, para consulta física se o acervo estiver disponível. Assim, é mais uma possibilidade de contato que se cria quando se abre essa possibilidade de interação com a obra e com os membros do grupo que intermediam essa relação. Posta todas essas informações, mesmo que brevemente, e em uma tentativa inicial, considera-se que o Tatu surge como uma potencial inovação para a área da História e História da Educação bem como servindo como um espaço virtual propício para o trabalho acadêmico, vasto em material e diversificado em áreas do conhecimento, colocando-se como um importante espaço de criação e reflexão para o desenvolvimento do pensamento científico. Por fim, destaca-se, também, a possibilidade de dialogar com outros Repositórios Digitais que visitam o Tatu e estreitam os laços para a manutenção de ambientes virtuais que servem à História e à História da Educação.

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Publicado
2021-11-16
Como Citar
AQUINO BARBOSA, R.; GASSO COLMAN, D.; RODRIGUES LOPES, M.; DE QUADRO SOARES ALVES, M.; LAMADRIL DA SILVA SILVEIRA, R.; CARVALHO BICA, A. O ACERVO DO REPOSITÓRIO DIGITAL TATU DA UNIPAMPA: BREVES CONSIDERAÇÕES. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 13, n. 3, 16 nov. 2021.