METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO

  • Cassiane Freitas de Freitas
  • Carina Morales Pereira
  • Denice Aaparecita Fontana Nisxota Menegais
  • Cristiano Correa Ferreira
  • Vera Duarte Ferreira
Rótulo Metodologias, Ativas, Educação, Financeira, Mapeamento, sistemático

Resumo

O presente trabalho consiste em uma pesquisa sobre a inserção das metodologias ativas como prática pedagógica na área de Educação Financeira. Nesse sentido, foi realizado um mapeamento sistemático tendo como base de dados o portal periódico CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), SCLIELO e Google Acadêmico, em um recorte temporal de 2015 a 2020. O mapeamento teve como questão norteadora a seguinte pergunta De que modo as metodologias ativas são utilizadas como estratégia no processo de ensino-aprendizagem na área de educação financeira?'''', que foi desdobrada em duas questões de pesquisas específicas: QP1: Quais as metodologias ativas estão sendo mais utilizadas no ensino e aprendizagem em Educação Financeira? QP2: Quais as vantagens têm sido apontadas ao utilizar as metodologias ativas no ensino em Educação Financeira?. Para a organização do string de busca utilizou-se os operadores booleanos AND e OR e as palavras chaves educação financeira, metodologias ativas, matemática financeira e ensino. Nesse sentido, os strings foram dispostos da seguinte forma educação financeira AND (metodologias ativas OR matemática financeira OR ensino). Para os critérios de inclusão e exclusão, foram usados três refinamentos: trabalhos escritos em língua portuguesa, completos e disponibilizados com acesso livre. A partir da estratégia de busca foram encontrados 333 trabalhos. Após os processos de triagem e filtragem restaram 07 produções as quais estavam no escopo da temática deste mapeamento. Assim os trabalhos selecionados tinham como foco central: Metodologias Ativas na administração financeira; Educação Financeira com a utilização de Mobile Learning; Sala de Aula Invertida nas aulas de Matemática Financeira na educação básica; O ensino de Matemática Financeira e a Aprendizagem baseada em equipe; Gamificação na Educação Financeira; Modelagem matemática na Educação Financeira; Aprendizagem baseada na Resolução de Problemas no ensino de Matemática Financeira. Desse modo, como resposta à primeira questão de pesquisa (QP1) foram identificadas as seguintes metodologias ativas: sala de aula invertida; aprendizagem baseada em equipe; resolução de problemas; modelagem matemática como método investigativo e jogos colaborativos. Quanto à segunda questão (QP2), as vantagens apontadas nos trabalhos estão o maior engajamento e motivação e confiança, bem como a criatividade, empatia e responsabilidade por parte dos estudantes ao trabalharem de forma colaborativa. Além disso, essas metodologias estimulam a resolução de problemas práticos, contribuindo para o desenvolvimento de postura reflexiva e do pensamento crítico. Também no que diz respeito ao despertar interesse do estudante quanto à aprendizagem de conteúdos de matemática financeira inseridos na educação financeira, os estudos sinalizam o positivo no avanço no desenvolvimento do conteúdo. O estímulo ao professor preparar seu próprio material significativo para o processo de ensino e aprendizagem; contribuição efetiva dos jogos utilizados como material complementar ao ensino de Matemática Financeira.Notou-se na pesquisa que, o uso de tecnologias e softwares que promovem esta interação efetiva entre os estudantes com o conteúdos de educação financeira, possibilitou uma melhora significativa na aprendizagem, tornando-os mais ativos na construção do conhecimento. Os resultados deste mapeamento, evidenciaram que as metodologias ativas promovem uma visão crítica e reflexiva com relação a conteúdos teóricos, estimulando o estudante a desenvolver competências fundamentais na atividade profissional e contribuindo para a sua formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-11-16
Como Citar
FREITAS DE FREITAS, C.; MORALES PEREIRA, C.; AAPARECITA FONTANA NISXOTA MENEGAIS, D.; CORREA FERREIRA, C.; DUARTE FERREIRA, V. METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 13, n. 3, 16 nov. 2021.