DESPERTANDO O INTERESSE PELA ENGENHARIA ATRAVÉS DE OFICINAS DE ELETRÔNICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Rótulo
Eletrônica, Ensino, médio, Engenharia
Resumo
Nos últimos 15 anos, houve uma importante mudança de direção na rede pública de ensino superior brasileiro a expansão das Universidades e dos Institutos federais [1]. Fundada em 2008, a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) foi estruturada tendo como seu principal objetivo impulsionar o crescimento e progresso da região da Campanha e Fronteira Oeste. A UNIPAMPA é composta por 10 campi, e a cidade de Alegrete sedia o campus de tecnologia, com cursos de engenharia e ciência da computação. Porém, ainda é baixo o incentivo aos residentes locais para ingressar na universidade. Tento em vista esse fato, professores do curso de Engenharia Elétrica e Engenharia de Telecomunicações juntaram-se para criar o projeto Eletrônica nas Escolas. Este projeto tem como objetivo a difusão do ensino de eletrônica, uma área comum entre as duas engenharias, nas escolas de ensino fundamental e médio de Alegrete. Deste modo, planeja-se colocar os estudantes em contato com experimentos práticos usando kits de eletrônica, de forma a desmistificar a visão de que esta área do conhecimento está fora do seu alcance. Espera-se que isto desperte o interesse pela engenharia e que os alunos procurem futuramente ingressar na universidade. Inicialmente, escolheram-se duas escolas voluntárias para o projeto, com foco nos alunos de ensino médio, visto que estes alunos estão prestes a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para manter a discrição, as escolas selecionadas serão chamadas neste trabalho de ESCOLA 1 e ESCOLA 2. Após a escolha das instituições, promoveu-se uma palestra, em ambas escolas, para apresentar e explicar o projeto. Na ESCOLA 1, a palestra contou com cerca de 80 alunos e apenas 18 destes demonstraram interesse em participar do projeto. Já na ESCOLA 2, a palestra contou com cerca de 110 alunos e 30 interessaram-se pelo projeto. Com os grupos de alunos formados em cada escola, ministrou-se a primeira aula do projeto, realizada na UNIPAMPA, englobando a apresentação de noções básicas de eletricidade e um pequeno experimento para despertar o interesse dos alunos. Na primeira aula da ESCOLA 2, apenas 11 dos 30 alunos compareceram. Com a ESCOLA 1, realizaram-se duas tentativas para realizar a aula, porém, nas duas ocasiões, os alunos não compareceram. Isto ocorreu devido a problemas internos da escola. Entretanto, o projeto está em sua fase inicial. Os encontros com as escolas são mensais e pretende-se realizar, até o fim do ano, mais 5 encontros para que os alunos possam ter uma experiência mais abrangente do projeto. Além disso, ao fim desta primeira fase, planeja-se confeccionar uma apostila com os experimentos realizados para que possam ser replicados em um próximo ano com novas escolas. Ref. [1] MORAES, Reginaldo. Expansão do sistema federal de ensino superior: um programa estratégico. Brasil Debate, 2018. Disponível em: . Acesso em: 24 de Ago. 2019.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
MOREIRA MINICH, I.; ALENDE SOARES, K.; CESAR COMASSETTO DE AGUIRRE, P.; GONÇALVES GIRARDI, A. DESPERTANDO O INTERESSE PELA ENGENHARIA ATRAVÉS DE OFICINAS DE ELETRÔNICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.
Seção
Artigos