DESPERTANDO O INTERESSE PELA ENGENHARIA ATRAVÉS DE OFICINAS DE ELETRÔNICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

  • Isadora Moreira Minich
  • Karoline Alende Soares
  • Paulo Cesar Comassetto De Aguirre
  • Alessandro Gonçalves Girardi
Rótulo Eletrônica, Ensino, médio, Engenharia

Resumo

Nos últimos 15 anos, houve uma importante mudança de direção na rede pública de ensino superior brasileiro a expansão das Universidades e dos Institutos federais [1]. Fundada em 2008, a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) foi estruturada tendo como seu principal objetivo impulsionar o crescimento e progresso da região da Campanha e Fronteira Oeste. A UNIPAMPA é composta por 10 campi, e a cidade de Alegrete sedia o campus de tecnologia, com cursos de engenharia e ciência da computação. Porém, ainda é baixo o incentivo aos residentes locais para ingressar na universidade. Tento em vista esse fato, professores do curso de Engenharia Elétrica e Engenharia de Telecomunicações juntaram-se para criar o projeto Eletrônica nas Escolas. Este projeto tem como objetivo a difusão do ensino de eletrônica, uma área comum entre as duas engenharias, nas escolas de ensino fundamental e médio de Alegrete. Deste modo, planeja-se colocar os estudantes em contato com experimentos práticos usando kits de eletrônica, de forma a desmistificar a visão de que esta área do conhecimento está fora do seu alcance. Espera-se que isto desperte o interesse pela engenharia e que os alunos procurem futuramente ingressar na universidade. Inicialmente, escolheram-se duas escolas voluntárias para o projeto, com foco nos alunos de ensino médio, visto que estes alunos estão prestes a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para manter a discrição, as escolas selecionadas serão chamadas neste trabalho de ESCOLA 1 e ESCOLA 2. Após a escolha das instituições, promoveu-se uma palestra, em ambas escolas, para apresentar e explicar o projeto. Na ESCOLA 1, a palestra contou com cerca de 80 alunos e apenas 18 destes demonstraram interesse em participar do projeto. Já na ESCOLA 2, a palestra contou com cerca de 110 alunos e 30 interessaram-se pelo projeto. Com os grupos de alunos formados em cada escola, ministrou-se a primeira aula do projeto, realizada na UNIPAMPA, englobando a apresentação de noções básicas de eletricidade e um pequeno experimento para despertar o interesse dos alunos. Na primeira aula da ESCOLA 2, apenas 11 dos 30 alunos compareceram. Com a ESCOLA 1, realizaram-se duas tentativas para realizar a aula, porém, nas duas ocasiões, os alunos não compareceram. Isto ocorreu devido a problemas internos da escola. Entretanto, o projeto está em sua fase inicial. Os encontros com as escolas são mensais e pretende-se realizar, até o fim do ano, mais 5 encontros para que os alunos possam ter uma experiência mais abrangente do projeto. Além disso, ao fim desta primeira fase, planeja-se confeccionar uma apostila com os experimentos realizados para que possam ser replicados em um próximo ano com novas escolas. Ref. [1] MORAES, Reginaldo. Expansão do sistema federal de ensino superior: um programa estratégico. Brasil Debate, 2018. Disponível em: . Acesso em: 24 de Ago. 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
MOREIRA MINICH, I.; ALENDE SOARES, K.; CESAR COMASSETTO DE AGUIRRE, P.; GONÇALVES GIRARDI, A. DESPERTANDO O INTERESSE PELA ENGENHARIA ATRAVÉS DE OFICINAS DE ELETRÔNICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.