DESAFIOS PARA A AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO MÉDIO

  • Nairanda Godoi Silva
  • Amanda Larissa Alves Martins
  • Nicole Rodrigues Cabreira Mondadori
  • Liceana Espenoce Saldanha
  • Vinicius Piccin Dalbianco
Rótulo Aprendizagem, Ensino, Desinteresse

Resumo

i) introdução: É possível analisar que a educação vem passando por várias problemáticas ao longo do tempo, inclusive na sala de aula. Os professores a cada dia estão tendo dificuldades em obter rendimento e atenção dos estudantes. Em contrapartida, a leitura e os estudos dirigidos constituem-se em fatores decisivos, pois propiciam a ampliação de conhecimentos, a obtenção de informações básicas ou específicas, a abertura de novos horizontes para a mente, a sistematização do pensamento, o enriquecimento de vocabulário e o melhor entendimento dos conteúdos (MARCONI & LAKATOS, 2010). ii) objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o desinteresse dos estudantes em relação a aprendizagem. iii) material e método: A realização deste trabalho foi feito através do contato de discentes da UNIPAMPA com os estudantes do ensino médio da rede pública da cidade de Itaqui RS onde foram realizados encontros quinzenais com os estudantes para discutir quais as oportunidades e desafios que devem ser esperados ao entrarem em uma instituição federal. Durante esses encontros foi submetido um questionário para 64 estudantes do 3º ano do ensino médio, onde eles avaliaram o projeto Educandos em busca da Sustentabilidade, assim como: as metodologias utilizadas, as atividades realizadas, o interesse dos mesmos ao estudo após o projeto e ainda foi solicitada uma opinião sobre a equipe executora e dicas de aperfeiçoamento do projeto. iv) resultados e discussão: Analisando a pergunta do questionário Como você avalia o seu interesse pelo estudo do projeto após o início das apresentações das discentes? observamos que 34,38% dos estudantes possuem grande interesse para os estudos após a apresentação do projeto, enquanto que 56,25% dos estudantes continuam com o mesmo interesse, 7,81% com o menor interesse e 1,56% não tem interesse pelos estudos após a apresentação do projeto. Com base nos resultados encontrados podemos afirmar que mesmo com a inclusão do projeto, a maioria dos estudantes possui o mesmo interesse para os estudos enquanto que 34,38% dos estudantes aumentaram o interesse pelos estudos. Foi possível observar, que os estudantes trazem uma bagagem histórica contendo dificuldades de concentração pela falta de interesse nos estudos e por outros fatores como: classe social, ambiente familiar, etc. No ambiente escolar, a motivação é um dos fatores favoráveis ao aprendizado, sua falta deixa espaço para a passividade, para a indisciplina, além de dificultar o desenvolvimento das atividades e gerar desconcentração. v) conclusão: Conclui-se que grande parte dos estudantes do 3º ano do ensino médio não tem interesse em adquirir maior conhecimento para posteriormente adentrar a universidade e que uma parcela deles já vai para a escola desmotivada a aprendizagem. E com a implantação do projeto Educandos em busca da sustentabilidade no ensino médio visualizamos um grande potencial de mudar a perspectiva dos estudantes quanto ao interesse em obter mais conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
GODOI SILVA, N.; LARISSA ALVES MARTINS, A.; RODRIGUES CABREIRA MONDADORI, N.; ESPENOCE SALDANHA, L.; PICCIN DALBIANCO, V. DESAFIOS PARA A AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO MÉDIO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.