CONSTRUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE A PARTIR DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

  • Nicole Mondadori
  • Amanda Larissa Alves Martins
  • Nairanda Godoi da Silva
  • Liceana Espenoce Saldanha
  • Vinicius Piccin Dalbianco
Rótulo Educação, Universidade, Sustentabilidade, Iniciação, Científica

Resumo

i)introdução: A sustentabilidade é a capacidade de reprodução dos diversos sistemas da Terra, incluindo as economias e sistemas culturais humanos, de sobreviverem e se adaptarem às condições ambientais em mudanças (MILLER JR., 2012). É por esta importância que se torna fundamental a sensibilização dos estudantes sobre o fato de que a natureza não é uma fonte inesgotável de recursos (EFFTING, 2007). A interação com a sociedade e as ações de Iniciação Científica (IC) são importantes para os processos educacionais, tanto formais quanto informais. ii) objetivo: o objetivo deste trabalho foi realizar atividades com os estudantes do terceiro ano do ensino médio do ensino público da cidade de Itaqui/RS, trazendo relatos das experiências acadêmicas das discentes da UNIPAMPA, demostrando noções sobre IC e trabalhando com o assunto de Sustentabilidade e uma certa interação com a sociedade. iii) material e método: Este trabalho é resultado da realização de ações do projeto de Extensão "Universidade e Comunidade: do acesso à permanência". Foram realizados encontros quinzenais com três turmas de estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola no município de Itaqui/RS. As atividades se basearam em dinâmicas grupais, com relato da vida acadêmica das discentes da UNIPAMPA, apresentação de noções sobre IC, realização de atividade na comunidade, rodas de conversas, produções de textos dissertativos a partir de dicas já apresentadas, apresentação de formas de organização de slides e textos, noções sobre sustentabilidade, por fim, a apresentação dos trabalhos elaborados e visita à UNIPAMPA. iv) resultados e discussão: Levando em consideração todas as atividades observadas ao longo deste trabalho, foi possível perceber que os estudantes detêm de conhecimento sobre como está o meio ambiente em que estamos inseridos, como a importância da educação ambiental. Outrora, analisando as rodas de conversas, muitos dos estudantes tem atitudes sustentáveis em suas residências junto de suas famílias, onde reutilizam água, sabão, potes, etc. Assim, analisando todas as turmas trabalhadas, se observou que em uma turma havia um pleno desconhecimento sobre sustentabilidade, bem como as noções básicas de formatação de textos, slides e apresentação de trabalhos, onde os mesmos tinham grande dificuldades em escrita de textos dissertativos que eram um dos grandes objetivos do trabalho. Dessa forma, se constata que foi obtido um bom resultado com as atividades realizadas nas turmas do ensino médio, onde foi possível trabalhar todas as questões de interesse do projeto. v) conclusão: O trabalho tem contribuído substancialmente para a qualificação dos processos educacionais dos estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do Município de Itaqui. Consequentemente, tem colaborado para a preparação destes estudantes para o acesso à Universidade, seja sobre uma temática fundamental para a sociedade ou pelas ações de qualificação dos trabalhos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
MONDADORI, N.; LARISSA ALVES MARTINS, A.; GODOI DA SILVA, N.; ESPENOCE SALDANHA, L.; PICCIN DALBIANCO, V. CONSTRUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE A PARTIR DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.