DIÁLOGOS ENTRE O CURSO DE NUTRIÇÃO E OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ITAQUI-RS

  • Milena Belo Soares
  • Milena Soares
  • Larissa Robalo Ferreira
  • Millena Dorneles Pinheiro
  • Pietra Dornelles Gasperin
  • Joice Trindade Silveira
Rótulo ENEM, Motivação, Transição, Ensino, Superior

Resumo

Alunos do ensino médio poderão ser os futuros estudantes universitários. Logo, a aproximação entre ambas instituições, universidade e escola, é fundamental. O objetivo do projeto foi dialogar com os estudantes do ensino médio de escolas de Itaqui/RS. A partir disso, o projeto teve 3 etapas: 1) Contato com a direção das escolas; 2) Elaboração do material didático; e 3) Encontro com os estudantes do terceiro ano do ensino médio nas escolas. O primeiro contato com cada direção teve por objetivo obter um diagnóstico da escola que subsidiasse a elaboração do material didático. Foi elaborado um manual intitulado Do ensino médio ao ensino superior, no qual estavam descritas as principais informações sobre a Unipampa, como os seus campi, cursos por campus e sobre como ocorre o processo de transição do ensino médio ao ensino superior através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e pelo Sistema Seletivo Unificado (SiSU). Também foi elaborada uma apresentação para um telão com as informações do manual e aspectos da vida universitária. Das quatro escolas com ensino médio convidadas a participar, três delas participaram do projeto, todas públicas. Durante a fala em cada escola, inicialmente foram apresentadas as diferenças salariais entre ensino médio e ensino superior no Brasil, o processo de transição para a universidade ou o mercado de trabalho, a rotina acadêmica de estudantes da Unipampa, como os horários de aula, intervalos, almoços e fotos dos laboratórios durante as aulas práticas. Ao final de cada fala a equipe do projeto ficou à disposição para conversar e, em todas as escolas os alunos formaram grupos para questionar sobre assuntos relacionados àqueles trazidos na palestra, como datas do SISU, sobre os auxílios que a universidade fornece, sobre os cursos EAD e noturnos e também sobre mestrados e doutorados. Participaram dos encontros 268 alunos distribuídos nas três escolas. O projeto fará novos encontros nas escolas no mês de outubro de 2019, para conversar com as mesmas turmas sobre as provas do ENEM e o funcionamento do SiSU. Espera-se que este trabalho influencie uma reflexão sobre o futuro profissional dos estudantes, e que os motive a ingressar no ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
BELO SOARES, M.; SOARES, M.; ROBALO FERREIRA, L.; DORNELES PINHEIRO, M.; DORNELLES GASPERIN, P.; TRINDADE SILVEIRA, J. DIÁLOGOS ENTRE O CURSO DE NUTRIÇÃO E OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ITAQUI-RS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.