REVISANDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS POR MEIO DE ATIVIDADES DIFERENCIADAS

  • Mauricio Ramos Lutz
  • Débora da Silva de Lara
  • Silviana Izabel Freire Severo
  • Jussara Aparecida da Fonseca
Rótulo Geometria, Ornamentos, GeoGebra, Ensino, fundamental

Resumo

A Geometria é uma importante área da Matemática, de grande aplicabilidade no cotidiano, percebemos que ela necessita ser ensinada num enfoque ao qual desperte curiosidade nos alunos. Objetivando revisar os principais conceitos da Geometria, a oficina de ornamentos, com duração de 4 horas, foi pensada de modo a contar com a participação dos alunos, do 8º e 9º anos, de uma escola Estadual de Alegrete/RS, proporcionando-lhes perceber a Geometria e as suas contribuições. Essa oficina foi desenvolvida por professores do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete e aplicada com o auxílio dos alunos do referido curso, em novembro de 2017. Uma das metodologias utilizadas para a aplicação da oficina foi questionar sobre os conhecimentos prévios em relação à temática. Dessa forma, os alunos foram indagados de maneira a contribuir com suas percepções do que era a Geometria e sobre as suas aplicabilidades. A partir das respostas fornecidas, foi perceptível as inseguranças e dúvidas sobre a temática. No viés de instigar, sanar dúvidas e construir a definição de Geometria, abordamos os quatro tipos de isometrias, pois a partir desses conceitos pode-se fazer belas representações geométricas. Para dar conta da aplicação, foram exploradas algumas imagens de ornamentos, os quais contemplam a beleza da Geometria. Dando sequência à aula, para facilitar a visualização do que estava sendo explorado, trouxemos os recursos do software GeoGebra, que viabiliza através de construções simples tais indagações, sendo atrativo e dinâmico aos alunos. Com a proposta de explorarmos as considerações feitas pelos alunos ao serem questionados sobre o que lembravam da palavra Geometria, as respostas foram vagas. O aluno A definiu Geometria como a soma de várias terras, outros alunos citaram algumas figuras. Em suma, as questões matemáticas não se fizeram claras para os alunos ao tratarem de Geometria. Destas abordagens, conseguimos que os alunos articulassem e definissem os tópicos com clareza. A partir disso, eles demostraram facilidades para desenvolver as atividades das oficinas e mostraram-se animados com o que estava sendo explorado. Abordar a Geometria, por meio de atividades diferenciadas, foi relevante para os alunos porque, buscando motivá-los, facilitamos a compreensão das definições matemáticas e a visualização a partir de representações que envolvessem arte e tecnologia. De certo modo, ao aplicarmos conceitos em situações comuns, os alunos tendem a apropriarem-se desses conhecimentos, percebendo assim um real sentido para tantas concepções matemáticas, fazendo uma ligação entre o concreto e o abstrato. Acreditamos que esta oficina foi satisfatória e atendeu aos objetivos, colaborando para os alunos, por todas as suas considerações ressaltadas, e para os futuros docentes, os quais estão refletindo sobre a prática de abordar os conteúdos em outros enfoques.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
RAMOS LUTZ, M.; DA SILVA DE LARA, D.; IZABEL FREIRE SEVERO, S.; APARECIDA DA FONSECA, J. REVISANDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS POR MEIO DE ATIVIDADES DIFERENCIADAS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.