CONFECÇÃO DE MICROSCÓPIOS ALTERNATIVOS: UMA NOVA TECNOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Bruno Cardoso Conrad
  • Flavia Helena Aires Sousa
  • Jair Putzke
Rótulo Ciência, Educação, Microscopia, Protótipo

Resumo

Com a criação da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) retificada em 1996, estabeleceram-se leis e normas comuns para a educação. Anteriormente à criação da lei as ciências naturais ainda não eram trabalhadas como uma disciplina específica. Atualmente, a disciplina de ciências naturais no ensino fundamental é desenvolvida de forma que os alunos desenvolvam competências que lhes permitam compreender o mundo e atuarem como indivíduos e como cidadãos, utilizando conhecimento de natureza científica e tecnológica. Entretanto, a ausência de laboratórios de ciências em algumas escolas impossibilita que conteúdos envolvendo microscopia sejam trabalhados de forma completa com os alunos. De acordo com o Censo escolar realizado em 2018 pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), apenas 11 % (19.380) das escolas de educação básica possuem laboratórios de ciências em suas dependências. Esta carência possivelmente relaciona-se ao fato de que microscópios ópticos geralmente são caros, requerem energia elétrica e manutenção técnica. Com o objetivo de suprir esta lacuna, propõe-se a construção de um microscópio alternativo, pois este trata-se de um objeto de fácil confecção e reparação, leve e que não necessita de energia elétrica. Para a visualização da imagem virtual, são utilizadas uma combinação de lentes, encontradas em leitores de CD ou DVD/ROM, estas ficam alojadas em um cano adaptador de Policloreto de vinila (PVC), suportado por um sistema de canos. O protótipo estabiliza-se pela presença de dois disquetes móveis verticalmente devido a presença de quatro parafusos em suas extremidades. As porcas abaixo do disquete superior rosqueadas nos parafusos, permitem a regulação do foco na estrutura a ser visualizada e o LED instalado na superfície do disquete inferior, permite a iluminação. Para a confecção dos quatro microscópios alternativos participaram quatro professores da E.E.E.F. Ataliba Rodrigues das Chagas, localizado na área rural do município de São Gabriel, Rio Grande do Sul, Brasil. A utilização deste material permite a contextualização do conteúdo trabalhado em sala de aula, uma vez que posteriormente os alunos utilizarão os mesmos em atividades didáticas e poderão visualizar algumas estruturas microscópicas e discutirem acerca do tema.

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Publicado
2020-12-04
Como Citar
CARDOSO CONRAD, B.; HELENA AIRES SOUSA, F.; PUTZKE, J. CONFECÇÃO DE MICROSCÓPIOS ALTERNATIVOS: UMA NOVA TECNOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.