O USO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

  • Mariane Silva dos Anjos
  • Ari Blaz Falcão Ardais
  • Elaine da Silveira Moura
  • Aldair Oliveira Mendonça
  • Frank Jonis Flores de Almeida
Rótulo Educação, Matemática, Ferramentas, Didáticas, Ludicidade

Resumo

A oficina Construção de Ferramentas didáticas para o ensino de anos iniciais da Matemática, tem como proposta o desenvolvimento cognitivo dos alunos nas séries iniciais, através da utilização de ferramentas didáticas e jogos educativos, especialmente elaborados de forma que instigue o aluno a conhecer novas possibilidades de aprendizado. A oficina, contribuiu para que os acadêmicos quando estiverem em sala de aula, possam ser mediadores em atividades em que os aprendizes construirão suas próprias ferramentas pedagógicas, que servirão como auxílio para estudos, e assim também compreender a importância de buscar novos métodos de aprendizagem que possibilitem auxiliá-los em sala de aula. A oficina foi realizada em duas etapas. Em primeiro momento foi feita uma breve introdução ao estudo dos conteúdos e de quais materiais seriam utilizados para trabalhar cada um, no caso a geometria (O Tangram) e a multiplicação (chaveiros com as tabuadas). Em segundo momento iniciou as confecções, na qual os alunos participantes tiveram o auxílio dos acadêmicos responsáveis. Para a confecção destes construtos foi considerado o fato de que muitas vezes o professor teria que comprar ele mesmo os materiais necessários, por isso optou-se por peças que tenham um baixo custo no mercado e que possam ser encontradas com facilidade, como argolas, e.v.a., papel, etc. No final da oficina os alunos ganharam um diário de bordo para expressar suas opiniões quanto aos materiais propostos, tornando possível observar quais foram os conhecimentos adquiridos por cada um, as dificuldades que mais encontraram, além de proporcionar assim uma (auto) avaliação, para que os acadêmicos oficineiros tenham um respaldo de como é trabalhar com material concreto e a ludicidade dentro dos conteúdos matemáticos em sala de aula. Através da análise destes materiais observou-se que a oficina teve influência positiva dentro dos participantes, os quais destacaram que por meio das atividades promovidas puderam ter uma visão diferente do uso do Tangram e da tabuada, reafirmando a importância do trabalho lúdico e cooperativista em sala de aula Assim pôde-se concluir que a utilização de materiais concretos é uma abordagem mais próxima da realidade dos alunos possibilitando a construção de uma aprendizagem com significado. Pois, é, na prática, que o aluno aprende a realmente ser um sujeito pensante, com um pensamento diferenciado, e a construir através de suas experiências cotidianas em sala de aula. Incentivar o aprendizado e ser um facilitador do conhecimento motiva e nos dá esperanças em relação ao seu futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
SILVA DOS ANJOS, M.; BLAZ FALCÃO ARDAIS, A.; DA SILVEIRA MOURA, E.; OLIVEIRA MENDONÇA, A.; JONIS FLORES DE ALMEIDA, F. O USO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.