UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE.

  • Ana Isabel de Sousa Amorim
  • Pâmela Soares Jardim
  • Isaphi Marlene Jardim Alvarez
Rótulo Residência, pedagógica, ensino, docência

Resumo

A situação do país no âmbito educacional e de forma mais específica no ensino de línguas, afeta diretamente o exercício da prática docente. Neste cenário, a CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- possui um papel essencial no que concerne à possibilidade de inserir os docentes em formação no ambiente escolar, assim como, da mesma forma, na manutenção da pesquisa em nosso país. Através da CAPES, projetos como o Residência Pedagógica atuam com o objetivo de formar profissionais com excelência e impactar positivamente no ensino de escolas públicas. O presente trabalho surge no núcleo de Línguas Adicionais da Residência Pedagógica tendo como objetivo mostrar a importância do projeto na construção do ser professor. No decorrer do curso de Letras - Línguas Adicionais são ofertadas diversas cadeiras teóricas sobre o ensino de línguas e 4 cadeiras de estágio em diferentes contextos, mas há uma nítida diferença entre ser um estagiário e ser um residente. A Residência coloca o professor em formação como ser com autonomia para exercer seu cargo, mas com o apoio de preceptores e orientadores para que assim possa ser orientado, corrigido, tornando-se a construção da docência um ato além da teoria. Para que essa construção ocorra efetivamente coadunando com os objetivos macros do programa Residência Pedagógica, o projeto se divide em reuniões cujo o objetivo é discutir materiais teóricos, e, com base neles elaborar materiais didáticos. Através de discussões e correções, o residente passa a constituir-se como docente. Diante disso, a Residência Pedagógica tem como função auxiliar o residente a perceber-se como docente nesse espaço de ressignificação da prática que lhe é propiciado pelo programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
ISABEL DE SOUSA AMORIM, A.; SOARES JARDIM, P.; MARLENE JARDIM ALVAREZ, I. UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.