CONSTRUÇÃO DO APLICATIVO “QUIZ DA ASTRONOMIA”: UMA AÇÃO DO CLUBE DE ASTRONOMIA - CAMPUS URUGUAIANA

  • Herton Hemann
  • Eliade Ferreira Lima
Rótulo TICs, PROGRAMAÇÃO, JOGOS, APRENDIZAGEM

Resumo

Se olharmos em nossa volta, tem pelo menos um aparelho tecnológico que utilizamos corriqueiramente. Disso, temos que o uso da tecnologia já é, e irá se tornar mais habitual nas nossas vidas com o passar de tempo. Seguindo este pensamento, vemos que é inevitável que a educação não utilize essas inovações como mais um recurso pedagógico, são as chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs. A Base Nacional Comum Curricular - BNCC prevê o uso da tecnologia na escola, tendo em vista que a sociedade está imersa no meio digital. Percebe-se que o uso das tecnologias se apresenta como uma ferramenta pedagógica que poderá auxiliar a integração do aluno dentro do mundo digital, através do acesso aos recursos disponíveis, o que possibilitará ao sujeito ter acesso ao conhecimento de forma dinâmica, autônoma e prazerosa (SILVA, P. et al, 2015). Estudos com a implementação do uso aplicativos, como Kahoot (aplicativo interativo que favorece a avaliação do aluno em tempo real) em sala de aula, apontam que há melhorias significativas nos níveis comportamentais, maior concentração em sala de aula, desejo de acertar as questões e mudanças de atitudes por parte dos alunos como relatado na pesquisa de JUNIOR (2017). Dessa forma, nos questionamos o por que de não desenvolver um aplicativo de perguntas e respostas, tal como Kahoot, que possa ser manipulado de acordo com as necessidades dos usuários? Por exemplo, um professor de química montar sua prova a partir do esqueleto do aplicativo. Assim, o foco deste trabalho é o desenvolvimento de um aplicativo que, além de ter um propósito interativo e participativo na sala de aula a partir de avaliação em tempo real, também possa ter a capacidade de ser facilmente manuseado por pessoas inexperientes em programação. Para isso, usamos o programa Construct 2, um editor de jogos 2D baseado em HTML5, que também pode ser facilmente utilizado por não-programadores devido a sua interface simples e fácil. Montamos um jogo de 10 perguntas, com foco em astronomia, utilizando de um sistema de pontuação. O jogo foi construído na forma de Quiz e convertido de HTML5 para APK através do Website 2 APK (Android Package ). O APK é um arquivo de pacote destinado ao sistema operacional Android. Após a conversão, instalamos o jogo em celulares com o sistema Android para verificarmos a existência de erros no jogo e os existentes foram corrigidos. Os testes do aplicativo têm sido realizados durante as atividades do Clube de Astronomia do campus Uruguaiana, onde o público, após visitar a exposição de banners, realidade virtual e aumentada e o planetário, avaliam o que foi aprendido através do Quiz instalado nos tablets do Clube. O resultado tem sido positivo, dada a alta aceitação do jogo. Atualmente estamos criando mais perguntas e estudando compartilhar a pontuação com o usuário via rede social. O Quiz também pode ser adaptado para qualquer tema e contribuir para o aprendizado e engajamento dos alunos em sala de aula.

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Publicado
2020-12-04
Como Citar
HEMANN, H.; FERREIRA LIMA, E. CONSTRUÇÃO DO APLICATIVO “QUIZ DA ASTRONOMIA”: UMA AÇÃO DO CLUBE DE ASTRONOMIA - CAMPUS URUGUAIANA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.