ANATOMIA HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

  • Joana dos Santos da Silva Corbette
  • Victória Braseiro Vernes
  • Ântony de Moraes Cruz
  • Mylena Francini da Rosa
  • Gabriela Jaques Sigaran
  • Mara Cristina Pimenta Dos Santos Ruybal
Rótulo Extensão, Anatomia, humana, Sistema, cardiovascular

Resumo

Anatomia Humana é um dos componentes curriculares ministrados no início da graduação dos cursos da área da saúde e objetiva promover o aprendizado dos componentes morfofuncionais do corpo humano e suas correlações. Este conhecimento não deveria ser exclusivo para indivíduos desta área, mas acessível à população em geral, pois para compreender doenças e desenvolver hábitos saudáveis é necessário conhecer-se. No ensino fundamental, a anatomia humana está inserida na disciplina de Ciências, sendo abordado de modo sucinto, sem aproveitamento da curiosidade típica da infância para o aprofundamento do tema. Um dos objetivos da extensão universitária é estender os conhecimentos adquiridos pelos acadêmicos à comunidade e pensando nisso, elaborou-se o projeto UNIPAMPA na Escola: Coração em foco, em alusão ao Dia Mundial do Coração. Este é um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, abordando a vivência dos discentes extensionistas e monitores de Anatomia Humana II do curso de Fisioterapia da UNIPAMPA nesta ação de extensão, cujo objetivo era levar conhecimentos sobre a anatomia, função e principais patologias do sistema cardiovascular para cinqüenta crianças do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Uruguaiana, RS, através de atividades lúdicas e jogos. Inicialmente, foram instruídas a desenharem o sistema a partir de seu conhecimento prévio e em seguida, assistiram a uma palestra e participaram de oficinas lúdicas sobre o tema, com a utilização de jogos didáticos elaborados para este fim. Para finalizar, as crianças desenharam novamente o sistema, agregando os novos conhecimentos adquiridos. Os desenhos elaborados foram comparados e ao término da ação, os extensionistas preencheram questionário de auto-avaliação on-line de forma anônima e voluntária, no qual havia cinco perguntas que deveriam ser respondidas usando escala de 1 à 5. Como resultado, observamos a integração entre os acadêmicos e os alunos do ensino fundamental, que se mostraram animados e interessados em aprender. Comparando os desenhos elaborados antes e depois, percebemos melhora da compreensão acerca do sistema cardiovascular, sendo a principal mudança o reconhecimento de átrios e ventrículos e a diferença entre artérias e veias. Já a auto-avaliação contou com participação de 21 extensionistas e levando em conta a nota máxima na escala verificamos que 95,2% consideraram importante a realização deste tipo de atividade, que por ser lúdica e dinâmica favoreceu o entendimento do público-alvo. O mesmo percentual avaliou que a participação neste tipo de ação colabora com sua própria formação profissional; 85,7% consideraram que o projeto contribuiu para o aprendizado do público-alvo e 81% consideraram os jogos didáticos bem aceitos pelas crianças atendidas pelo projeto. Tais resultados reforçam a importância deste tipo de ação extensionista para o aprimoramento acadêmico e formação profissional, bem como da inserção do universitário no contexto social.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
DOS SANTOS DA SILVA CORBETTE, J.; BRASEIRO VERNES, V.; DE MORAES CRUZ, ÂNTONY; FRANCINI DA ROSA, M.; JAQUES SIGARAN, G.; CRISTINA PIMENTA DOS SANTOS RUYBAL, M. ANATOMIA HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.