A CONQUISTA DO ESPAÇO: LEVANDO UM POUCO DA ASTRONOMIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

  • Victor Camargo
  • Cecilia Petinga Irala
Rótulo Corrida, Espacial, Astronomia, escola, Ensino, Fundamental

Resumo

Nos tempos atuais a astronomia vem sendo pouco ou quase nunca abordada nas escolas do ensino público, a carência desse tipo de informação pode ser observada pela ocorrência de pessoas que não creem na chegada do homem a lua, por exemplo. Este trabalho faz parte do Projeto A hora da Astronomia, que tem por objetivo conquistar espaço para a astronomia nas escolas públicas de ensino básico por meio de encontros, palestras e oficinas abordando diversos tópicos relacionados à astronomia de modo geral, a fim de instigar a busca dos alunos pelo assunto. O tema escolhido para ser abordado este ano vem justamente do 50º aniversário da chegada do homem à Lua, a missão Apollo 11 comandada por Neil Armstrong, que atingiu o objetivo de pisar na lua no dia 20 de julho de 1969, foi à missão chave para o fim da corrida espacial travada entre o lado americano e soviético nas décadas de 50 e 60. O público alvo escolhido foram alunos do 6°, 7° 8° e 9° ano do ensino fundamental. Aplicamos o trabalho em duas turmas de cada ano. A abordagem do tema na escola se deu em dois encontros de 45 minutos com cada turma, o primeiro através de uma roda de conversa, e o segundo através de uma oficina. Para a roda de conversa foi criada uma exposição em forma de varal, com algumas imagens e informações, relacionando-as com os acontecimentos da corrida espacial e seu respectivo contexto na guerra fria. A oficina teve um foco somente o foguete saturno V, sua trajetória e especificidades. Foi utilizado um banner para realizar a ilustração da trajetória do foguete, especificidades dos diferentes módulos e imagens de diferentes tipos de propulsores utilizados durante a corrida espacial, comparando desde os primeiros protótipos com o míssil nazista V-2 até os foguetes mais modernos como os modelos Falcon da Spacex. Para finalizar a oficina explicamos matematicamente como eles poderiam fazer um protótipo do foguete Saturno V em escala. Para demonstração, levamos uma miniatura construída no planetário da UNIPAMPA, trazendo uma maior compreensão acerca das dimensões do veiculo espacial. Verificamos que cada turma se interessou mais por um tópico específico da corrida espacial, os alunos do 6° e 7° ano, por exemplo, se interessaram mais pelo inicio da corrida espacial, especialmente pela questão de envolver a Guerra Fria e pelo fato da tecnologia de foguetes ter sido iniciada na segunda guerra mundial. Acreditamos que isso se deve ao fato deles terem estudado recentemente o assunto e puderam ancorar melhor os novos conhecimentos. As turmas do 8° e 9° ano por sua vez questionaram bastante a questão da teoria da conspiração que envolve a ida do homem à Lua, mas também demonstraram interesse parte mecânica do propulsor e no suporte de vida dentro da capsula.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
CAMARGO, V.; PETINGA IRALA, C. A CONQUISTA DO ESPAÇO: LEVANDO UM POUCO DA ASTRONOMIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.