O SINERGISMO ENTRE TEORIA E PRÁTICA EM AÇÃO DA INCLUSÃO DE “MENINAS NAS CIÊNCIAS”

  • Milena Matos Azevedo
  • Bruna Zambrano
  • Milenne Bolanho
  • Caroline Raquel Bender
  • Caroline Rupp
Rótulo Ciência, Mulheres, Desigualdade

Resumo

O Brasil ainda é um país onde a desigualdade de gênero é absurdamente grande. A diferença salarial entre homens e mulheres que possuem o mesmo cargo é notável, segundo o IBGE, as mesmas ganham cerca de 23,5% a menos que os homens, mesmo sendo elas, o público que tem mais formação no ensino superior e ensino médio. Entretanto, mesmo que mulheres tenham maior nível de escolaridade, elas representam menos de 20% dos profissionais que atuam nas áreas como física, química e engenharias. Em vista disso, o projeto Meninas nas Ciências foi criado, com o propósito de ampliar os conhecimentos científicos dos jovens da cidade de Itaqui/RS inserir questões sociais relevantes nos tempos de hoje e, neste contexto, incentivar meninas de escolas de rede pública a se inserirem no ramo científico. O desenvolvimento de ações de extensão nas escolas, através de atividades práticas e teóricas, possibilita demonstrar a importância das mulheres na sociedade, minimizando a desigualdade de gênero. Este trabalho apresenta os resultados de uma ação de extensão realizada na EMEF José Gonçalves da Luz no município de Itaqui, com um grupo com 32 alunos, de em média 13 anos de idade. Depois de apresentar todo o contexto por trás do título do projeto, abordou-se com a turma questões sobre (i) o que é produção científica, (ii) o que é um projeto de extensão, (iii) quem foram as mulheres que produziram ciência, (iv) qual a importância das universidades federais e, principalmente, (v) qual a importância dos meninos participarem do projeto. Salienta-se que é indispensável que os meninos tenham conhecimento do que realmente acontece, para que as barreiras da desigualdade de gênero, culturalmente enraizadas na sociedade, sejam quebradas, uma vez que os jovens são o futuro da nação. Na parte prática, o experimento realizado foi a solubilização do isopor em acetona. A partir deste experimento foi explicado o que é uma acetona, o que é um solvente de tintas, o que é um isopor, por que ocorre uma separação de líquidos após misturá-los e, por fim, como e por que ocorre a dissolução do isopor nessa solução. Através da aplicação de questionários início e no final da apresentação, obtiveram-se dados referentes às percepções dos alunos frente a ciência. Cerca de 46,88% dos alunos, acreditavam que existia igualdade entre homens e mulheres dentro da ciência, e depois da apresentação, esse percentual baixou para 6,25%. Conclui-se que a aplicação de experimentos, além de inovador, estimula ainda mais os alunos para o reconhecimento da importância da ciência, para que, no futuro, sintam-se confortáveis para adentrar no ramo científico. Em relação aos dados obtidos, observa-se que ação foi importante para conscientizar os jovens para a existência da desigualdade de gênero nas diferentes esferas sociais e no meio científico, bem como, para agregar conhecimento sobre a importância da ciência e dos experimentos para trazer qualidade de vida para a sociedade.

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Publicado
2020-12-04
Como Citar
MATOS AZEVEDO, M.; ZAMBRANO, B.; BOLANHO, M.; RAQUEL BENDER, C.; RUPP, C. O SINERGISMO ENTRE TEORIA E PRÁTICA EM AÇÃO DA INCLUSÃO DE “MENINAS NAS CIÊNCIAS”. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.