A GEOEDUCAÇÃO E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS

  • Arthur Pedroso Viçozzi
  • Arthur Vicozzi
  • Guilherme Pazinato Dias
  • Cristiane Heredia Gomes
Rótulo Geoeducação, Geologia, Atividades, teórico-práticas

Resumo

A universidade é uma instituição de ensino onde praticamente todo o conhecimento de uma nação é desenvolvido. Mas não só de ensino que uma universidade é composta, cabe a ela também formar cidadãos capazes de realizar sua formação com um olhar científica, social e político. A extensão universitária tem como objetivo transmitir esse conhecimento para fora das portas da universidade para que seja de conhecimento da população o que está sendo pesquisado e produzido. Severino (2002) discute que o conhecimento produzido, para se tornar ferramenta apropriada, precisa ser disseminado e repassado, colocado em condições de universalização. Ele não pode ficar arquivado. O projeto Museu Virtual Geológico do Pampa (https://sites.unipampa.edu.br/mvgp/) coordenado pela professora Cristiane Heredia Gomes e vinculado ao Campus Caçapava do Sul, tem realizado diversas ações focadas na Geoeducação. O objetivo disto é aproximar a Geologia da comunidade, principalmente crianças das séries inicias. Uma dessas seções foi a visita na escola Dinarte Ribeiro na cidade de Caçapava do Sul. O objetivo deste trabalho é descrever as metodologias e os resultados obtidos na ação realizada na escola. A visita foi realizada no primeiro semestre de 2019. Os colaboradores do projeto junto com a professora Cristiane Gomes realizaram uma metodologia teórico-prática através da exposição de minerais e rochas com a ajuda de lupas de mesa, discussão sobre a Geologia de Caçapava do Sul, perguntas relacionadas a Geologia e sobre o Curso de Geologia. Em média foram cerca de 30 mim com cada turma do 2°, 3°, 4° e 5° ano do Ensino Fundamental. Na medida em que se decorria, diversas perguntas e comentários foram realizados pelos alunos. Alguns sobre as rochas e seus aspectos, outras sobre a Geologia da região, se existia ouro ou não, por que se extraia calcário no município. Algumas crianças comentaram que gostariam de estudar Geologia na Unipampa e serem geólogos para aprender mais sobre as rochas. Levando em consideração as diversas perguntas, comentários e a animação das crianças durante as atividades podemos concluir que a metodologia foi eficaz e de fácil aplicação. Quando as crianças participam e demostram interesse na aprendizagem sobre assuntos relacionados a geologia e geociências, fica evidente que estão aprendendo enquanto se divertem, ao observar minerais na lupa de mesa e dizendo que gostariam de serem geólogos quando crescerem. Cabe aos colaboradores do projeto desenvolverem vias de acesso para essas crianças continuarem interessadas no assunto e facilitar o aprendizado das mesmas, através de mais visitas as escolas e visitas técnicas na própria universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
PEDROSO VIÇOZZI, A.; VICOZZI, A.; PAZINATO DIAS, G.; HEREDIA GOMES, C. A GEOEDUCAÇÃO E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.