AUMENTO NA PROCURA PELO PROJETO LEME: OFICINAS PREPARATÓRIAS PARA O ENEM, NO ANO DE 2019

  • Edwiges Pereira Campos
  • Gerson De Lima Oliveira
Rótulo Projeto, Extensão, Cursinho, Popular, Preparatório, ENEM

Resumo

O projeto de extensão universitária vinculado à Universidade Federal do Pampa- campus São Borja, LEME: Oficinas preparatórias para o ENEM, visa contribuir com a comunidade de baixa renda e trabalhadores do município de São Borja, na realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), servindo também, como espaço de formação para os futuros docentes do curso de licenciatura em Ciências Humanas (Unipampa), Matemática e Física (IFFar), a partir de oficinas/aulas ofertadas aos sábados, abarcando diversas áreas do conhecimento. A ação baseia-se na perspectiva da educação popular, método que valoriza os saberes prévios, bem como a realidade cultural dos indivíduos. A procura por cursinhos populares pré-ENEM está sendo cada vez maior, o que possibilita uma maior democratização do ensino superior. O processo seletivo de alunos ocorre anualmente, no início do segundo trimestre, a partir do lançamento de edital e inscrição via formulário web, para o preenchimento de setenta vagas. Ocorrendo depois a seleção em três fases distintas. Na quinta edição, o projeto conseguiu alcançar um número significativo de inscrições, se comparado às edições anteriores. Obteve-se o total de 235 inscritos entre alunos de instituições estaduais, municipais e federais do 1°, 2° e 3°anos do ensino médio, bem como pessoas que já concluíram o ensino básico. Este trabalho tem como objetivo central compreender quais fatores foram determinantes para esse aumento, bem como compreender qual a relação que o projeto estabelece entre a comunidade são-borjense e a Universidade. Parte-se da hipótese de que a chegada do curso de Direito ao campus contribuiu para esse aumento, visto que agora há a possibilidade de um curso no âmbito federal e em uma cidade interiorana e de fronteira. A pesquisa encontra-se em andamento, e pretende-se analisar a partir de dados coletados através de formulário web, questões relacionadas a escolaridade, regionalidade, pretensões para com o projeto, relação Universidade e comunidade, sendo assim obteremos resultados quali e quantitativos. Partindo do universo amostral de atuais e ex-alunos do projeto para que, desta forma, possa-se compreender quais os fatores foram mais influentes na hora de realizar a inscrição e desta forma entender porque o aumento ocorreu.

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Publicado
2020-12-04
Como Citar
PEREIRA CAMPOS, E.; DE LIMA OLIVEIRA, G. AUMENTO NA PROCURA PELO PROJETO LEME: OFICINAS PREPARATÓRIAS PARA O ENEM, NO ANO DE 2019. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.