RELATO DE AÇÕES DO POPNEURO NO CONHECENDO A UNIPAMPA

  • Pedro Luiz Erves Ribeiro
  • Pamela Billig Mello Carpes
  • Guilherme Carrazoni
Rótulo Extensão, Neurociência, Ensino

Resumo

Introdução: O POPNEURO, programa de extensão que trabalha com a divulgação e popularização da neurociência, vem atuando há cinco anos no município de Uruguaiana, e busca por meio de atividades claras e acessíveis, divulgar conhecimentos sobre o funcionamento do sistema nervoso a diferentes públicos. Os conhecimentos da Neurociência podem ter um impacto positivo, tanto para escolares quanto para a comunidade em geral, já que ela está presente em diversos aspectos do nosso cotidiano, e busca compreender, entre outras coisas, como o cérebro aprende e que fatores podem qualificar o aprendizado. Objetivos: Relatar a participação do POPNEURO no evento Conhecendo a Unipampa, que teve como objetivo apresentar o programa e divulgar alguns temas de neurociência para a comunidade participante. Materiais e Métodos: O evento Conhecendo a Unipampa foi realizado no Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa, no dia 30 de agosto de 2019. Os participantes, em sua maioria estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, foram recepcionados no Laboratório de Neuroquímica para as atividades. Os membros do POPNEURO prepararam atividades abordando quatro tópicos para apresentar à comunidade: I O que é o POPNEURO e quais suas ações; II Aspectos básicos de neuroanatomia; III Neuromitos; e, IV Doenças do Sistema Nervoso. Estes tópicos foram estudados e aspectos teóricos relacionados ao cotidiano foram apresentados com auxílio de materiais que o programa possui, como peças anatômicas, modelos feitos à mão para representação da fisiopatologia dos diferentes tipos de Acidente Vascular Encefálico, além de capas de revistas destacando informações que na verdade são mitos relacionados à neurociência (os quais foram discutidos e desvendados). Resultados e Discussão: Observamos interesse do público sobre os assuntos que foram discutidos. Os participantes fizeram questionamentos e sanaram suas dúvidas, possibilitando para os membros do programa uma oportunidade de comunicação com a população externa à universidade. Um dos possíveis fatores para o grande engajamento dos estudantes foi o fato de os temas apresentados serem assuntos da atualidade, como no caso dos mitos (a ideia de que só usaríamos 10% do nosso cérebro, por exemplo, é uma ideia que alguns filmes apresentam fortemente e é falsa, mas muitas pessoas acreditam). As peças anatômicas utilizadas também chamaram a atenção dos participantes e muitos estudantes relacionaram as doenças discutidas com casos de membros da família que já passaram ou estão passando por situações semelhantes. Conclusão: A atividade possibilitou que a comunidade escolar participante tivesse contato com conhecimentos da Neurociência relevantes e com aplicabilidade no cotidiano, além de permitir que o público sanasse suas dúvidas com os membros do programa. Ademais, essa experiência trouxe aos membros um contato direto com a comunidade, fazendo com que aprimorassem sua capacidade de dialogar com o público, aprendendo ao ensinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
LUIZ ERVES RIBEIRO, P.; BILLIG MELLO CARPES, P.; CARRAZONI, G. RELATO DE AÇÕES DO POPNEURO NO CONHECENDO A UNIPAMPA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.