AS DIMENSÕES DA INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR ÀS PRODUÇÕES DO SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

  • Patricia Altermann Batista da Rosa
  • Elena Maria Billig Mello
Rótulo Inovação, educação, pedagógica, Seminário, Pedagógica

Resumo

Resultado da pesquisa documental nos Anais das edições do Seminário de Inovação, ocorridas nos anos de 2017 e 2018, na UNIPAMPA, nos campi Uruguaiana e Bagé, respectivamente. Foram analisados 29 trabalhos na primeira edição e 33 trabalhos na segunda edição, analisados pelas 05 dimensões da inovação na educação: currículo, ambiente, gestão, metodologia e intersetorialidade, propostas por Singer (2015). Este evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais na Educação GRUPI. Na primeira edição do Seminário, obtivemos os seguintes resultados: 06 trabalhos apresentam relação indireta com as dimensões de inovação na educação ou sem relação, 10 trabalhos relacionados à dimensão curricular, 14 trabalhos à dimensão metodológica, 7 trabalhos à dimensão intersetorial, 03 trabalhos à dimensão de gestão e 04 trabalhos à dimensão ambiente. É importante destacar que foi possível identificar trabalhos que transitaram por duas ou três dimensões concomitantes. Na segunda edição, dos 33 trabalhos, obtivemos: 14 trabalhos relacionados indiretamente às dimensões de inovação na educação ou sem relação, 03 trabalhos relacionados à dimensão curricular, 08 trabalhos à dimensão metodológica, 09 trabalhos à dimensão de gestão, 01 trabalho à dimensão ambiente e nenhum trabalho relacionado à dimensão intersetorial. Mesmo sem a intencionalidade do Evento em seguir as cinco dimensões de inovação na educação, todos os trabalhos, de forma direta ou indireta, tiveram relações teórico-práticas com a temática de inovação na educação. Foi percebido positivamente que, nas duas edições, foram socializados trabalhos que apresentam mais de uma dimensão, pois entendemos que a inovação na educação deve perpassar pelas cinco dimensões da inovação enquanto ideal à aprendizagem do educando. Dos 29 trabalhos analisados, a maioria percorreu caminhos das dimensões curricular e metodológica. Pode ser pela dificuldade de aplicabilidade ou compreensão das demais dimensões ou pela possibilidade da vivência de duas dimensões concomitantemente. Chamou a atenção a baixa representatividade na dimensão ambiental. Já nos 33 trabalhos, houve um aumento significativo de trabalhos na dimensão de gestão, uma diminuição considerável na dimensão curricular e um aumento de trabalhos que não estavam relacionados diretamente com as dimensões, mas abordavam temáticas relacionadas à inovação na educação e também aqueles que não possuíam nenhuma relação. O ponto surpreendente nesta última edição foi a dimensão intersetorial ou interpessoal não possuir representação. Concordamos com Singer (2015) que a inovação é reconhecida quando todas as pessoas que participam de um projeto em uma instituição educativa sabem seu objetivo e o porquê desse acontecer do modo como acontece, vivenciando as dimensões coletivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
ALTERMANN BATISTA DA ROSA, P.; MARIA BILLIG MELLO, E. AS DIMENSÕES DA INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR ÀS PRODUÇÕES DO SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.