AS DIMENSÕES DA INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR ÀS PRODUÇÕES DO SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
Rótulo
Inovação, educação, pedagógica, Seminário, Pedagógica
Resumo
Resultado da pesquisa documental nos Anais das edições do Seminário de Inovação, ocorridas nos anos de 2017 e 2018, na UNIPAMPA, nos campi Uruguaiana e Bagé, respectivamente. Foram analisados 29 trabalhos na primeira edição e 33 trabalhos na segunda edição, analisados pelas 05 dimensões da inovação na educação: currículo, ambiente, gestão, metodologia e intersetorialidade, propostas por Singer (2015). Este evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais na Educação GRUPI. Na primeira edição do Seminário, obtivemos os seguintes resultados: 06 trabalhos apresentam relação indireta com as dimensões de inovação na educação ou sem relação, 10 trabalhos relacionados à dimensão curricular, 14 trabalhos à dimensão metodológica, 7 trabalhos à dimensão intersetorial, 03 trabalhos à dimensão de gestão e 04 trabalhos à dimensão ambiente. É importante destacar que foi possível identificar trabalhos que transitaram por duas ou três dimensões concomitantes. Na segunda edição, dos 33 trabalhos, obtivemos: 14 trabalhos relacionados indiretamente às dimensões de inovação na educação ou sem relação, 03 trabalhos relacionados à dimensão curricular, 08 trabalhos à dimensão metodológica, 09 trabalhos à dimensão de gestão, 01 trabalho à dimensão ambiente e nenhum trabalho relacionado à dimensão intersetorial. Mesmo sem a intencionalidade do Evento em seguir as cinco dimensões de inovação na educação, todos os trabalhos, de forma direta ou indireta, tiveram relações teórico-práticas com a temática de inovação na educação. Foi percebido positivamente que, nas duas edições, foram socializados trabalhos que apresentam mais de uma dimensão, pois entendemos que a inovação na educação deve perpassar pelas cinco dimensões da inovação enquanto ideal à aprendizagem do educando. Dos 29 trabalhos analisados, a maioria percorreu caminhos das dimensões curricular e metodológica. Pode ser pela dificuldade de aplicabilidade ou compreensão das demais dimensões ou pela possibilidade da vivência de duas dimensões concomitantemente. Chamou a atenção a baixa representatividade na dimensão ambiental. Já nos 33 trabalhos, houve um aumento significativo de trabalhos na dimensão de gestão, uma diminuição considerável na dimensão curricular e um aumento de trabalhos que não estavam relacionados diretamente com as dimensões, mas abordavam temáticas relacionadas à inovação na educação e também aqueles que não possuíam nenhuma relação. O ponto surpreendente nesta última edição foi a dimensão intersetorial ou interpessoal não possuir representação. Concordamos com Singer (2015) que a inovação é reconhecida quando todas as pessoas que participam de um projeto em uma instituição educativa sabem seu objetivo e o porquê desse acontecer do modo como acontece, vivenciando as dimensões coletivamente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
ALTERMANN BATISTA DA ROSA, P.; MARIA BILLIG MELLO, E. AS DIMENSÕES DA INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR ÀS PRODUÇÕES DO SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.
Seção
Artigos