A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO DESMOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Vinicius Silva
  • Thamires Sampaio Pontes de Matos
  • Fernanda Gabriela Morais Madruga Munhoz
  • Vera Lucia Duarte Ferreira
  • Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais
  • Márcio Maques Martins
Rótulo Desmos, Ensino, Matemática, Tecnologias, Digitais

Resumo

Os avanços científicos e tecnológicos no atual cenário mundial exigem um novo olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Homa e Groenwald (2016), destacam a necessidade de um planejamento pedagógico que utilize os recursos das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Diante disso, viabilizar a utilização de aplicativos como o Desmos no Ensino de Matemática, tem por intuito mediar e facilitar a compreensão de conceitos, bem como a aprendizagem de modo bastante criativo, possibilitando assim maior envolvimento dos estudantes (SALGADO e TEIXEIRA, 2017). Com o intuito de proporcionar novas práticas pedagógicas para construção do conhecimento, a presente pesquisa visa investigar a utilização do Desmos como recurso metodológico, utilizando-o de maneira planejada de modo que esteja relacionado ao conceito estudado, bem como ao objetivo que se deseja alcançar por ocasião do efetivo desempenho didático em sala de aula. A pesquisa tem por foco a análise dos resultados de oficinas realizadas nos laboratórios de informática da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Bagé/RS, para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas da cidade de Bagé/RS. Tal oficina, ministrada pelos bolsistas do projeto de extensão intitulado A utilização de Tecnologias Digitais na formação de professores de Matemática concomitantemente com os professores das referidas turmas, contou com 21 estudantes, entre as duas turmas, e carga horária total de 16h/a. A oficina dividiu-se em dois momentos: primeiro, deu-se o planejamento das atividades a serem ministradas por parte do professor de cada turma. Em um segundo momento, foram realizadas atividades sobre o conteúdo função quadrática com o Desmos. Destaca-se que cada turma, assistidas em dias diferentes, uma de 9 estudantes (turma A) e outra de 12 (turma B). Realizou-se também um questionário para as análises sobre a proposta de trabalhar com o aplicativo, o qual contava com sete perguntas sobre as atividades, bem como a importância da utilização do Demos para seus estudos, obteve-se os seguintes dados: perguntados se o Desmos ajuda na compreensão de exercícios, 85% dos estudantes disseram que sim, e quando questionados se sentiram dificuldade na manipulação do aplicativo, 62% responderam que não. Portanto, é fundamental que o professor ao fazer uso de aplicativos como o Desmos nas aulas de Matemática, tenha o cuidado e a preocupação de planejar suas aulas, pois a presença das TIC nas aulas é um recurso para contribuir no processo de ensino-aprendizagem reforçando por meio da manipulação, visualização e construção do objeto de estudo a aprendizagem de modo significativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
SILVA, V.; SAMPAIO PONTES DE MATOS, T.; GABRIELA MORAIS MADRUGA MUNHOZ, F.; LUCIA DUARTE FERREIRA, V.; APARECIDA FONTANA NISXOTA MENEGAIS, D.; MAQUES MARTINS, M. A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO DESMOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.