FORMAÇÃO CONTINUADA: A UTILIZAÇÃO DO WINPLOT COMO FERRAMENTAL EDUCACIONAL

  • Felipe Klein Genz
  • Jean Ocyr Dutra Chaves
  • Carla Loureiro Alves Kleinubing
  • Maicon Quevedo Fontela
  • Lidiane Schimitz Lopes
Rótulo Funções, Metodologias, diferenciadas, Software, TIC

Resumo

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes em nossas vidas e não seria diferente nas escolas, principalmente pelo aumento na disponibilização e facilidade de acesso de equipamentos e programas. Segundo Souza et al (2017), as TIC são necessárias para pensarmos em aulas diferenciadas e atrativas, despertando o interesse do educando, que, aliado com a visualização fornecida pelo software, contribui na construção do conhecimento. Porém, o mesmo ressalta que é essencial que o professor esteja capacitado para sua utilização com ferramenta pedagógica durante suas aulas, pois a utilização inadvertida acarreta na não construção dos saberes. Em vista deste e outros fatores do dia a dia dos docentes, desenvolveu-se o projeto Formação Continuada: Teoria e Prática, o qual teve por objetivo renovar as estratégias de ensino de matemática e dar suporte ao professor para auxilia-lo na elaboração de suas aulas. A formação aconteceu em encontros presenciais no IFFar - SB, nos sábados, a cada quinze dias. Ao final de cada encontro, era entregue um diário de bordo para os participantes expressarem suas considerações sobre a atividade realizada. Em um encontro, foi abordada a importância da utilização das TIC como ferramenta pedagógica no processo de construção do conhecimento, apresentando o software Winplot para o ensino de funções. O software é de acesso livre e permite a plotagem de gráficos de funções em 2D e 3D. Neste encontro foi realizada uma explicação sobre o que é o software e sua funcionalidade. Após, começamos a explorá-lo juntamente com os professores. Ao plotar funções polinomiais do 1º grau, indagamo-los sobre o comportamento da função gerada, o que significavam os pontos que o gráfico transpassava e quais valores deveriam ser usados para construir uma função com comportamento decrescente ou crescente. De maneira análoga, trabalhamos com as funções polinomiais do 2º grau. Assim, buscamos desenvolver com os docentes os mesmos questionamentos que eles poderiam reproduzir com seus alunos. Ao término do encontro, foi entregue o diário de bordo para que os professores pudessem deixar sua opinião sobre a oficina e um tutorial com explicações sobre o uso do Winplot. A partir da análise e reflexão dos diários, tivemos a satisfação de observar comentários positivos sobre a prática, ressaltando que desconheciam o software, mas reconheciam a importância de utiliza-lo em suas aulas para auxiliar no ensino das funções. Alegaram que o Winplot possibilitaria aulas mais atrativas facilitando tanto na explicação do conteúdo quanto na compreensão dos educandos. Mas, infelizmente, alguns professores salientaram que não seria simples utiliza-lo em suas turmas, pois muitos computadores não funcionam nas escolas. Referência: SOUZA, J. A. et al. A importância das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) como ferramenta pedagógica na educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Revista Mosaico. 48-50. Jul/Dez 2017.

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Publicado
2020-12-04
Como Citar
KLEIN GENZ, F.; OCYR DUTRA CHAVES, J.; LOUREIRO ALVES KLEINUBING, C.; QUEVEDO FONTELA, M.; SCHIMITZ LOPES, L. FORMAÇÃO CONTINUADA: A UTILIZAÇÃO DO WINPLOT COMO FERRAMENTAL EDUCACIONAL. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.