TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO AUXILIAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA

  • Fernanda Munhoz
  • Vinícius Amaro Ferreira da Silva
  • Thamires Sampaio Pontes de Matos
  • Denice Fontana Nisxota Menegais
  • Márcio Marques Martins
  • Vera Lúcia Duarte Ferreira
Rótulo Kahoot, Ensino, Matemática, Tecnologias, Digitais

Resumo

Diante do avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), torna-se necessário a inclusão de materiais didáticos atualizados e inovadores no ensino da matemática tanto para ensino fundamental como para o médio. Em decorrência a esse avanço tecnológico, de acordo com Romio e Paiva (2017), a aula tradicional de matemática tornou-se menos atraente aos estudantes, desmotivando-os e fazendo com que seus rendimentos caíssem de forma notável. Nesse cenário, surge a necessidade da inserção das TIC em sala de aula. Assim, foi proposto um projeto de extensão oferecido pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no campus Bagé/RS, intitulado A Utilização de Tecnologias Digitais na Formação de Professores de Matemática. O projeto oportuniza a capacitação de professores formados em matemática, através de um curso de formação continuada, para a utilização de tecnologias digitais de forma pedagógica que venham a integrar a construção do conhecimento e a interação mútua entre estudantes e professores. Para desenvolver essas atividades, a UNIPAMPA realiza parcerias com escolas e professores da região, promovendo assim, uma aproximação entre a universidade e a comunidade. Ao longo do curso um dos temas abordado na modalidade de oficina de capacitação foi o uso da tecnologia digital denominada Kahoot!, a mesma trata-se de uma plataforma educacional livre elaborada em 2013 por pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) que viabiliza produzir quizzes em grupos de maneira simultânea. Perante a perspectiva apresentada, esta pesquisa conta com uma pesquisa qualitativa a respeito da utilização da plataforma Kahoot! na sala de aula, visando identificar as contribuições da plataforma como material didático e possível método avaliativo a um grupo de estudantes de uma escola de ensino básico, situada no município de Bagé. Com base nos resultados, observou-se grande interesse por parte dos estudantes na inclusão do Kahoot! em sala de aula, bem como a relevância de ser utilizado como material de apoio as atividades propostas pelo professor e até mesmo como material avaliativo, uma vez que os estudantes se mostraram receptivos à ideia de ranking como estimulação e motivação. Como conclusão, verificou-se a necessidade e a grande relevância no que se refere à inserção e implementação de cursos de formação continuada com a iminência de integrar a utilização de plataformas digitais tais como o Kahoot! no contexto do ambiente escolar em consonância com o desenvolvimento e engajamento dos aprendizes ao estudo da Matemática. Palavras-chave: Kahoot!. Ensino de Matemática. Tecnologias Digitais. Referências: ROMIO.T; PAIVA, M. C. S; Kahoot e GoConqr: uso de jogos educacionais para o ensino de matemática. Revista Scientia cum insdutria, Caxias do Sul, v.5, n.2, p. 90-94, 2017.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
MUNHOZ, F.; AMARO FERREIRA DA SILVA, V.; SAMPAIO PONTES DE MATOS, T.; FONTANA NISXOTA MENEGAIS, D.; MARQUES MARTINS, M.; LÚCIA DUARTE FERREIRA, V. TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO AUXILIAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.