EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA

  • Joyce Alves Silva Cruz
  • Nathalia Dias Imthon
  • Suélen Mena Meneses
  • Vanessa Silva Goulart
  • João Paulo Regliski Vieira
  • Cristine Machado Schwanke
Rótulo Formação, continuada, Moodle-EaD, Materiais, didáticos, Sustentabilidade

Resumo

Diante do avanço das atuais tecnologias e das políticas públicas em torno do desenvolvimento sustentável, novas formas de aprendizagem estão surgindo e, com isso, a necessidade de uma formação continuada de professores para o enfrentamento dos novos desafios e indagações, acerca das diferentes formas de transmissão e compreensão do conhecimento. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi a realização do curso para os profissionais da Educação Básica, o Curso de Formação Continuada: Meio Ambiente e Energia, com a finalidade de instrumentá-los para fomentar os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento apresentados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientados pelo desenvolvimento de competências do que os alunos devem saber e do que devem saber fazer, levando seus alunos do Ensino Fundamental e Médio, a agir de forma pessoal e coletivamente, com respeito a autonomia, responsabilidade entre outras. (BNCC, 2016, p. 471-490). Para tanto, foi elaborado materiais didáticos para este curso através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, o qual busca ampliar a compreensão destes profissionais sobre os temas relacionados a educação ambiental, energia e desenvolvimento sustentável; e, fortalecer suas capacidades para incorporá-los e estabelecer integração entre as disciplinas, com o objetivo de superar a lógica da mera transversalidade, ao colocarem estes como estruturantes e contextualizadores dos objetivos de aprendizagem (BNCC, 2016, p. 47). Com a implementação do curso e avaliação através do levantamento das principais dificuldades encontradas, por meio de relatos e ferramentas do AVA; a falta de tempo e persistência para a leitura de materiais foram observadas. Por outro lado, as barreiras para implantação e implementação destas práticas na sua comunidade escolar. Entretanto, quanto ao material e metodologia, atendimento as dúvidas, instrumentos de avaliação, todos os participantes se sentiram plenamente satisfeitos. Portanto, a partir destes resultados, observa a aceitação da metodologia aplicada e, a importância da formação continuada de professores para a transformação de realidades cotidianas. Formação continuada. Moodle-EaD. Materiais didáticos. Sustentabilidade. REFERENCIA BILBIOGRÁFICAS BRASIL. Ministério da Educação; CONSED; UNDIME Nacional. Base Nacional Comum Curricular: Proposta Preliminar, Segunda Versão Revista, abril 2016. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf Acesso em 10 julho 2019. GOULART, V. S.; SCHWANKE, C. M. Formação Continuada de Professores via Moodle através do Curso: Produção de Biodiesel e Educação Ambiental. Anais do 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, Santana do Livramento, 2018. SCHWANKE, C. M.; YOUNG, J. Sustentabilidade: uso de óleo residual de fritura para Produção de Biodiesel e Educação Ambiental. In: OLIVEIRA, A. C. D. Gestão de Resíduos Sólidos. 1ª. ed. Ponta Grossa: Atena, v. 2, 2019. Cap. 1, p. 1-12.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
ALVES SILVA CRUZ, J.; DIAS IMTHON, N.; MENA MENESES, S.; SILVA GOULART, V.; PAULO REGLISKI VIEIRA, J.; MACHADO SCHWANKE, C. EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.