DESAFIOS E APRENDIZAGENS NO USO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS EM UMA ESCOLA RURAL

  • Gustavo Carvalho da Costa
  • Amanda Meincke Melo
  • Maria Cristina Graeff Wernz
Rótulo Informática, educação, Escola, rural, Extensão, universitária

Resumo

A utilização de tecnologias digitais na educação com crianças e adolescentes é bastante relevante para o seu desenvolvimento como cidadãos. Há quase cinco anos, o GEInfoEdu Grupo de Estudos em Informática na Educação, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Campus Alegrete, apoia o uso da informática na Escola Estadual de Ensino Fundamental Arthur Hormain, localizada no polo dos Pinheiros, ou seja, zona rural. Nesse contexto, este trabalho tem como proposta apresentar os desafios e as aprendizagens encontrados no uso da informática na educação de jovens dos 7º e 9º anos. Semanalmente, cerca de 25 estudantes são atendidos, no laboratório de informática, pelo monitor, estudante do Curso de Engenharia de Software, que atua de forma voluntária na escola. No laboratório, desenvolvem-se atividades complementares, que auxiliam os professores na educação desses estudantes, como: uso de editores de textos para a digitação, a formatação de textos e a criação de tabelas; pesquisas relacionadas a conteúdos curriculares em blogs, vídeos, SlideShare etc.; introdução ao Google Apresentações para os estudantes do 9º ano; acesso a videoaulas; e uso de jogos lógicos. Com o atendimento semanal aos estudantes, é possível acompanhar seu desenvolvimento no uso de computadores. Até o momento, os principais desafios identificados são: motivar estudantes desinteressados na realização das atividades; atender um estudante com um grau considerável de déficit de atenção; explicar de forma simples para que os estudantes possam compreender; e propor atividades em níveis de complexidade crescente, para manter o interesse dos estudantes. Entre as principais aprendizagens, destacam-se: paciência para atender adequadamente aos estudantes; compreensão da importância do uso da tecnologia digital na educação de jovens; conseguir se colocar no lugar de um professor em sala de aula. Ao longo dos encontros, pôde-se observar que o engajamento nas atividades propostas e o interesse por aprender conceitos computacionais novos, além da compreensão dos conteúdos curriculares pelos estudantes, aumentaram consideravelmente. Após cinco meses de trabalho envolvendo a utilização de um laboratório de informática na educação de jovens na EEEF Arthur Hormain, percebem-se sua relevância na formação dos estudantes atendidos e os resultados alcançados.

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Publicado
2020-12-04
Como Citar
CARVALHO DA COSTA, G.; MEINCKE MELO, A.; CRISTINA GRAEFF WERNZ, M. DESAFIOS E APRENDIZAGENS NO USO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS EM UMA ESCOLA RURAL. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 11, n. 3, 4 dez. 2020.